segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ATUALIZAR O BLOG É KARMA DE BLOGUEIRO

Caríssimo leitor, quero começar esta postagem me desculpando. Se você é um dos que percorre essa rua com frequência, deve ter observado que há duas semanas nada mudou, não apresentei nenhuma nova postagem, nenhum elemento novo na página. É que tenho andado sem tempo para me entregar ao prazer que é manter esse blog atualizado, e isso tem me incomodado, porque não lhe ofereci nada novo e nem dei o melhor de mim.

Não! Não sou daquelas pessoas que recebem visitas em casa e dizem "Desculpe a bagunça" ou "Não repare a desarrumação". Isso fica parecendo que só arrumamos a casa para receber visitas. O blogueiro deve manter atualizado seu blog para satisfazer a si próprio, e não porque alguém virá visitar, eventualmente. É, na verdade, uma obrigação que ele assume no instante que decide ser blogueiro.

Ao criarmos um blog e conquistarmos visitantes e seguidores, criamos também laços de afetividade e de compromisso que, diria a raposa de Antoine de Saint-Exupéry, nos tornam responsáveis por aquilo que cativamos. É o mesmo que acontece com o escritor consagrado: com seus livros ele conquista afetos de corações e mentes. Com seus livros ele não somente ajuda a criar uma rede de amigos, mas se constrói e reconstrói nela e por ela. Assim é com o blogueiro e seu compromisso de escrever. Não importa se escreve para si ou para outros, importa escrever. Escrever é como navegar: é preciso. É esse espírito dos antigos navegantes que deve mover os que escrevem, sejam eles grandes romancistas, poetas ou um humilde blogueiro. Eis o que está no cabeçalho desse blog.

Ao contrário da imagem do navegante, que é escravo de seu barco, de sua bússola e de um destino certo para um porto seguro, o blogueiro não deve ser visto como um prisioneiro do escrever, mas de um compromisso tácito. Então tenho um compromisso contigo, e tu o tens comigo. Compromisso é responsabilidade, é o dever que adquirimos para com o outro, para conconosco e para com o Cósmico. E responsabilidade é Karma!

Manter um Blog sempre atualizado é como ter uma casa e mantê-la sempre arrumada, mas não porque recebemos frequentes visitas, mas porque nos faz bem ter e manter um ambiente agradável, harmônico, que nos conforta e nos traz satisfação e prazer. Satisfação e prazer que compartilhamos com as visitas. Assim, visitar um blog que se mantém sem nenhuma postagem nova por longo tempo, é como caminhar por uma rua cujas vitrines apresentem sempre o mesmo espetáculo: depois de certo tempo você pode até passar pela calçada, mas não olhará mais para ela.

6 comentários:

Martoni disse...

Oi Franz, sinto-me um pouco culpado. Sei nesta ultima semana tomei muito do seu tempo precioso para preparar o texto sobre Simonal. Quero agradecer você para isso do fundo do coração, ficou exelente.
Um forte abraço, Martoni

#ProfVanessaNogueira disse...

Oi Franz!

Muito bom o seu texto, descreve realmente o qye um blogueiro sente em relação ao seu blog, é um comprimisso com nós mesmo, e que faz muito bem.
VC pode me adicionar no msn.
snvanessa@gmail.com

Abraços

Alfabetização em Foco disse...

Concordo com voce, é tão chato quando voce encontra um blog com bom conteúdo mas sempre com postagens atrasadas.
Aprendo muito nesta rua e com este amazonense...
Abraços, Lenira

Roseli disse...

Oi Meu amigo Franz,

Cada dia escreves melhor, estou amando vir aqui visitá-lo. Feliz Natal para você e sua família..

Roseli

Unknown disse...

Oi, Franz!
Faz quase um mês que tomei coragem e me tornei blogueira! Embora o meu pouco tempo na rede, teu texto expressa exatamente o que sinto... Manter um blog é compromisso... Tenho me esforçado bastante para dar conta... O mais importante é o muito que tenho aprendido... Vocês - do Blogs Educativos - são feras!
Tenho lido bastante... e cada vez me encanto mais...
Abraços!

MARISA disse...

Olá! Franz.
Parabéns teu blog é muito bom. Ainda tenho pouco tempo de blog, mas concordo, é muito bom visitar aqueles blogs que estão sempre bem atualizados. Tento, mas é bem difícil o tempo é curto e qualquer coisa não consigo postar.
Um Feliz Ano Novo.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática