sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A REDE MOCORONGA & O JOOMLA!

Encerra-se hoje a 7ª Oficina de Inclusão Digital-OID. O número de participantes excedeu em muito os 3 mil, e descontando a desorganização visível desde o primeiro dia, posso dizer que o evento foi satisfatório quanto a proposta de apresentar os projetos de Inclusão Sócio-Digital regionais e nacionais, com foco em telecentros. A expectativa final do encontro é elaborar a Carta de Belém, um documento que contenha as reinvidicações e as diretrizes sobre políticas públicas para a inclusão digital e social brasileira.

Embora ocupado com o curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100 h), que começou uma nova turma na segunda-feira passada (03/11)no NTE Belém, assisti a alguns debates, palestras, plenárias, apresentação de casos e oficinas (veja mais na postagem abaixo).

REDE MOCORONGA
Um dos projetos que achei mais interessantes está sendo desenvolvido em Santarém, município do Pará. Trata-se da Rede Mocoronga de Comunicação Popular, uma ação educomunicativa da Ong Saúde e Alegria, um projeto que nasceu em 1987 e "atende cerca de 150 comunidades com programas de desenvolvimento comunitário integrado nas áreas de saúde, organização comunitária, economia da floresta, educação, cultura e comunicação. A arte, o circo e a comunicação são os principais intrumentos de educação e mobilização da proposta."

JOOMLA!
Outra oficina que considerei interessante foi a de criação e gerenciamento de sites com o JOOMLA!

A oficina foi ministrada pelo Thiago Cardoso, do GNUSP. O Joomla é um software livre e possui uma comunidade espalhada pelo mundo. Seu nome é de origem africana e significa "todos juntos", semelhante a filosofia conceitual do Ubuntu. Oferece uma ampla gama de ferramentas para a criação e administração de sites que dispensa o conhecimento de programação.

O Joomla permite modificar layouts com muita facilidade e criar cadastros on line sem o conhecimento de PHP, HTML etc. Tudo pode ser feito com um simples clique de botões, mas também satisfaz quem domina essas linguagens de programação.

Nenhum comentário:

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática