quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A Lista de Kreüther

Dia desses, vasculhando velhos livros, encontrei entre as páginas de um deles uma folha de papel fino, dobrada em quatro e já amarelecida. No topo uma data, seguida por uma lista escrita a lápis. Era a lista de coisas que eu gostaria de realizar na vida; ou seja, eram os sonhos que eu acalentava naquela época. Eu tinha 15 anos quando escrevi essa lista.

Trapiche do bondinho - Macapá- Foto: Franz
A última vez que a vi foi em 1980 (uma anotação à caneta me revelou isto), quando desembarquei aqui no Pará. Hoje, aos 62 anos, reler tal lista foi como reencontrar um garoto ingênuo, romântico, profundamente sonhador, com uma pitada de vaidade e exibicionismo. Mas que acreditava, acima de tudo, que a realização e a felicidade não estão na busca da riqueza e de bens materiais, mas na satisfação do espírito e da mente.

Minha lista tem apenas 37 itens ou ações – como se vê nunca fui muito ambicioso.  Entre os desejos expressos há muita tolice, como “viajar num disco voador”; “ser fotografado num Fórmula 1”, “montar num elefante” ou “ter uma coleção diferente” (não me pergunte de quê). Há desejos de pura tietagem, como conhecer os irmãos Vilas Boas e José Vasconcelos, mas também coisas um tanto estúpidas como ser fotografado num Formula 1,  “caçar em Mato Grosso” ou “ter um mini zoo” (embora em 1980 tivesse um filhote de jacaré, duas jiboias, macaco prego, papagaio, arara, jaboti... ).

Enquanto 4 ou 5 dos desejos listados ficaram pela metade (um ou outro ainda pode ser finalizado, viu?) uns sequer foram intentado. E há aqueles que jamais se realizarão...  Mas não importa! O que essa lista revela é uma verdade conhecida: nunca fugimos às nossas tendências, àquilo que nos impulsiona interiormente; ao desejo de nossa alma. Em menor ou maior proporção daremos sempre vazão a esse impulso.

Devemos admitir que a gente não chega a ter, exatamente, uma visão muito séria, filosófica e intelectual da vida aos 15 anos. Porém, é possível ter uma visão um tanto “profética”? Talvez.

O fato é que estou satisfeito em ter conseguido realizar, por inteiro, 1/3 do que listei. Por exemplo: Saltei de paraquedas (fui soldado PQD do Exercito); cursei faculdade (Licenciado Pleno em Física, mas estudei Edificações na antiga ETFCSF/RJ e Arquitetura -até o 2º ano- em Belém); 1º Salão de Artes Plásticas da SESNI (atual Universidade Iguaçu- 1º lugar, categoria desenho); já visitei uns 16 ou 17 estados e apenas 2 países da A. do Sul; Programa Sexto Sentido na Rádio Cultura FM (em 1988 produzi e apresentei); Instituto Paraense de Parapsicologia-IPP ( membro e Presidente do Conselho Científico); palestras (fiz e ainda faço); fiz cursos de fotografia; fui radioamador (faixa do cidadão-PX 8D-46401); casei , tenho 3 filhos e plantei árvores; já publiquei livros e tem mais no forno!

Eu sou  feliz! Mas para me considerar realizado só me falta ter netos!...

Abaixo mostro a lista que fiz em 1968, confesso que com um pouco de constrangimento pela ingenuidade, mas estou certo que quem ler perdoará.

1 –  Visitar todos os estados do Brasil
2 – Ser arqueólogo e encontrar um tesouro pré-histórico
3 –  Pilotar um avião
4 –  Saltar de Paraquedas 
5 – Visitar toda América do Sul; México, Índia, Egito, Japão e alguns da Europa.
6 – Aprender Inglês, Francês e Espanhol.
7 – Construir um telescópio
8 – Projetar uma obra arquitetônica
9 – Cursar uma faculdade (se possível de Engenharia Civil)
10 – Praticar pesca submarina e capturar um grande peixe
11 – Caçar em Mato Grosso
12 – Aprender a tocar uns instrumentos
13 – Patentear um invento
14 – Ter um quadro exposto numa mostra de artes
15 – Visitar um Disco Voador
16 – Construir um mini submarino
17 – Viajar num submarino
18 – Ter um mini zoológico particular
19 – Visitar a Ilha de Páscoa
20 – Editar um livro
21 – Ter alguma participação artística no teatro, rádio e televisão
22 – Conhecer José Vasconcelos e sua Vasconcelândia
23 – Escalar o Pico da Neblina
24 - Conhecer os irmãos Vilas Boas
25 – Fazer um curso de Fotografia
26 – Ser radioamador
27 – Fotografar-me num Formula 1
28 – Realizar palestras
29 – Conhecer Parapsicologia e Esoterismo
30 – Andar a cavalo
31 – Andar de esqui e patins
32 – Ter um retrato pessoal pintado a óleo  
33 – Casar, ter um filho e planta uma árvore
34 – Ter uma coleção diferente
35 – Montar num elefante
36 – Realizar 100 acampamentos
37 – Ter netos.

E você, também fez sua lista? Quanto dela já realizou?

5 comentários:

Virgílio Moura disse...

Que beleza hein Franz? melhor seria se pudesses dizer que viajastes num disco voador..esse desejo realizado substituiria quaisquer dos outros...Abraços afetuosos.

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Franz, vim retribuir sua visita ao meu querido e um pouco esquecido blog. Caramba, tinha me esquecido da senha e não havia meio de lembrar. Pensei até que fosse perdê-lo. Ando um pouco afastada também por conta de meu atual momento totalmente voltado para a escrita. Tenho postado direto em outro blog que tenho com textos só meus. Conhece? Não? Então deixo o convite pra vir nesse outro espaço. Olha, também fiz lista de coisas que se perderam com o tempo mas é sempre bom rever, analisar o quanto mudamos e crescemos nessa nossa caminhada. Bom demais aparecer por aqui também. Ah! o link do outro blog: https://sacudindoasideias.wordpress.com/
Abraço!

Evandro Lauro disse...

Eu vi seu blog então achei que gostaria de participar da pesquisa quer estou fazendo.
O questionário tem 12 perguntas e os resultados obtido nele será pra validar uma rede social. A rede social vai ter o objetivo de compartilhar informação de qualidade gratuitamente. Você pode responder o questionário?
Entre em contato evandrolauro1992@gmail.com

Madaya Pereira disse...

Esta lista é engraçada Pai mas condiz com a idade na qual foi escrita. Eu quero ter um mini zoo também! Hahaha:)
Beijos Dad.

Madaya Pereira disse...

Esta lista é engraçada Pai mas condiz com a idade na qual foi escrita. Eu quero ter um mini zoo também! Hahaha:)
Beijos Dad.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum