terça-feira, 9 de agosto de 2011

Les Petits Livres à l'école

Livrinhos que ajudam a ler e escrever
Há algumas semanas um participante do grupo Blogs Educativos pediu informações sobre algum programa/software que possibilitasse aos  alunos criarem livros virtuais. Enviei, como sugestão, uma experiência que desenvolvemos aqui no Núcleo de Informática Educativa-NIED/Belém e no  Projeto ALFAMAT. Como alguns companheiros do Blogs Educativos me indagaram sobre dificuldades com a confecção do livrinho, e, principalmente, por ser uma técnica poderosa de estimulo à leitura e escrita, que pode ser trabalhada nos mais diversos níveis de ensino, resolvi prestar alguns esclarecimentos nessa postagem.

O Projeto Livrinhos (ou Les Petits Livres no original francês) foi elaborado pelos professores da Escola Federico Garcia Lorca de Vaulx-en-Velin (sudoeste da França), e foi trazido até nós pela professora Rosistela P. de OLiveira, nossa companheira de trabalho no NIED. Os livrinhos têm sido um sucesso entre os professores participantes das oficinas e entre alunos, posto que os professores aplicam em suas salas de aula o que aprendem nessas oficinas.

"Em 2007 - explica a professora Rosistela - o projeto “Les petits Livres” ganhou o prêmio de Inovação educativa. Em 2008 foi criada, sem fins lucrativos, a editora cooperativa “Les Célestines” visando apoiar logisticamente as atividades de produção escrita realizadas pelos alunos, divulgar as técnicas de elaboração dos livrinhos e favorecer a difusão dessas publicações dentro e fora da escola. Essa editora está sob a égide da Creative Commons quanto ao respeito à autoria dos livrinhos."

Os livrinhos são feitos em uma única folha de papel A4, que depois de impressa é especialmente dobrada em oito partes. A técnica de construção dos livrinhos é extremamente simples, prática e barata, e baseia-se nos recursos de caixa de texto dos editores de textos do sistema Windows ou Linux.

O TRUQUE
No editor de textos (Word ou Writer) a folha A4 é configurada para "Paisagem". Depois são inseridas 8 caixas de texto com 6,61cm X 9,00cm, distribuídas em duas linhas e quatro colunas, conforme desenho abaixo. Note que no desenho as linhas pontilhadas representam onde se deve dobrar e a linha pontilhada dupla onde deve-se cortar.

Clique na imagem para aumentar

Também são inseridas as caixas de texto para os números de páginas. E aí é que vem o interessante: as caixas superiores (no desenho numeradas de folhas 3 a 6) são invertidas. Isso se consegue clicando com o botão direito do mouse dentro da caixa de texto e buscando a opção "Posição e Tamanho" (BrOffice.org). Ali, configure o  ângulo de Rotação para 180º. Pronto! Ao dar-se 2 cliques na caixa ela assume a posição correta para a digitação, depois volta a ficar de ponta cabeça.

No Windows7 basta inserir uma caixa de textos e rotacioná-la com o mouse sobre a bolinha amarela que aparece acima da caixa, ou ir em Opções de Layout e configurar a Posição para 180º.

Mas todo esse trabalho é poupado se você simplesmente empregar  a matriz do livrinho disponível no site oficial das Edições Celestines ou clicando AQUI.

E faça bom uso dos Livrinhos. Divirta-se e mostre aos seus alunos o potencial criativo e autoral que eles possuem. Garanto que não vão se arrepender de experimentar esse fantático projeto Les Petis Livres.

11 comentários:

Sandra disse...

Ola tudo bem..
Deixei um comentário na psotagem abaixo.
Sandra

Rute Albuquerque disse...

Olá Franz!
Agora com a imagem de como dobrar ficou mais fácil.
Adorei...
Obrigada
Rute

Josete disse...

Oi Franz!
Seu blog está ficando um verdadeiro ambiente de aprendizagem! Gostei da iniciativa e vou indicar este post no meu blog, está bem? Abraço,
Josete

Vera Medeiros disse...

Ola Franz!
Já fiz esse modelo e foi muito legal,
Trabalhamos a nova ortografia com a oitava série, cada página uma regra ortografica.
Foi muito legal!!!
Vera

Anônimo disse...

NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA,
http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica


Quem quiser material, fazer capacitação, etc, é gratuito, peça: jbn@ufpa.br

Nadiege Jardim disse...

Meu amigo, eu li e treinei com os sobrinhos... 10!!! ...Imagina em sala de aula...Um beijo pra ti...

mario barata disse...

Ei Franz, muito bacana o post.

Mario Baratta

Rosistela disse...

Olá prof. Franz e todos que frequentam esse blog que bate mesmo um bolão!
Fico contente que o projetos dos "livrinhos" seja amplamente replicado!
Pediria que todos fossem à página original do projeto e deixassem um comentário, pois seria uma maneira de demonstrar apreço pelo trabalho dos colegas - alunos e professores - que, originalmente, elaboraram e ainda desenvolvem esse projeto super bacana:
http://petitslivres.free.fr/
Abração em todos,
Rosistela

NTE Ananindeua disse...

Fala Franz , mencionamos seu nome no blog do nte ananin. Sobre museu tecnológico.

http://nteananindeua.blogspot.com

Léa Paraense Serra disse...

Oi, Professor Franz,

Depois dessa aula, acho que conseguirei. Bem, vou tentar com uma turma do Vilhena Alves.

Obrigada por compartilhar.

Prof. Adinalzir disse...

Prezado Franz
Achei muito interessante a dica. Uma verdadeira aula para todos nós!
Um grande abraço e continuo votando no seu blog!

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum