segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sobre o UCA

Nosso companheiro Jorge Andrade, do NTE Washington Lopes, está realizando a formação de professores no Programa Um Computador por Aluno - PROUCA (Veja mais AQUI) e preparando um farto e rico material para ser rodado direto de CD, nos locais onde não houver possibilidade de internet.

Hoje, pela vez primeira, este blogueiro abriu o Mobilis, o notebook da CCE que faz parte do Um Computador por Aluno-UCA. Já o tinha visto há algum tempo em Brasília, num dos encontros nacionais de Multiplicadores do Proinfo, mas somente hoje resolvi experimentar o bichinho. 

Deixando de lado as gozações que fazem com o design desse Classmate, que antes se parecia com uma tampa de privada e agora se parece com a sanduicheira da Xuxa,  a pequena máquina até que, para o que se propõem, tem desempenho aceitável; o diabo é seu sistema operacional Linux Metasys que demora uns 5 minutos para iniciar.

Para resolver esse problema um colega daqui do NTE fez uma adequação no Sistema Operacional BOTO SET para que rodasse nesse notebook CCE. O "mini Boto" mostrou-se muito mais veloz, abrindo em segundos. Não sei dos detalhes, mas a proposta parece que não foi aceita pela SEDUC, talvez por conta do sistema de rastreamento implantado na placa do Mobilis, que é um software proprietário.

Sou a favor de que se adeque a máquina ao homem e não o homem à máquina. Se o sistema operacional original não é satisfatório e existe uma solução melhor, então vamos à ela. É igual ao que acontece com o Sistema Linux Educacional 3.0, que vem nas máquinas do Proinfo, e o Boto SET Cabano, desenvolvido pela equipe da UFPA e que roda nas máquinas instaladas nas Salas de Informática das escolas da rede estadual. O primeiro apresenta uma série de problemas que o segundo não possui e supera em funcionalidade. Além de ser algo daqui, feito por gente daqui...
 
O novo pregão para mais 600 mil laptops educacionais foi vencido pela Positivo e, parece, não deverá trazer o chip de rastreamento. Até lá talvez se possa substituir o sistema Metasys por outro mais rápido.

5 comentários:

Marcelo Carvalho disse...

Oi Franz,

Concordo com todas as suas afirmações. O Boto Cabano e o Boto Mirim são bons e trazem a marca da nossa capacidade de produzir ciência e tecnologia.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Roberto F. Cunha disse...

Nosso Mestre Franz está na área!!

Adinalzir disse...

Oi Franz!
Também concordo com suas afirmações. Aqui eu não suporto mais o Linux Educacional 3.0. Por mim, eu usaria o ubuntu ou o windows.
Um grande abraço!

Unknown disse...

Olá, Franz!
Estou aqui solicitando sua autorização para publicar seu glossário do bloguês no Portal Rioeduca (portal dos professores da Cidade do Rio de Janeiro).
Há muitos blogs surgindo na rede e muitas dúvidas... Considero ótimo seu trabalho de esclarecimento dos termos técnicos, e sei que muito ajudará nossos professores.
Não esquecerei de citar sua autoria e endereço digital.
Desde já, te agradeço!
Um abraço,
Prof. Ivanise Meyer

Portal Rioeduca
http://www.rioeduca.net/index.php

esteblogminharua disse...

Oi, Ivanise. Não era necessário pedir, cara colega, bastava usar e citar a fonte.

Mas te agradeço pelo interesse e consideração. Obrigado e disponha.
Me informe quando postar o Glossário para que eu possa divulgar tb aqui neste blog.

Ah! Visitei o RIOEDUCA.NET (http://www.rioeduca.net/index.php). Deixei um comentário e gostei muito da proposta e do site.
Franz

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática