quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BELÉM QUASE QUATROCENTONA

Bembelelém, Viva Belém! Nortista gostosa, eu te quero bem” (M.Bandeira)
Bela Belém EU te quero bem... Bela Belém, TEU povo não te quer bem.


Começo essa postagem de homenagem à Belém com um trecho da poesia de Manoel Bandeira dedicada à essa mangueirosa cidade. Depois, em contraponto, segue um verso meu para expressar a tristeza que sinto ao contemplar o estado em que se encontra essa cidade que me adotou/adotei há 30 anos. 
Depósito de lixo ao lado do CESEP- Jan/2011

Hoje, dia 12 de janeiro, Belém comemora 395 anos. Faltam  apenas 5 para ela ser uma cidade quatrocentona, mas tem pouco do que se orgulhar.

Para começar, Belém é a 3ª cidade mais suja do Brasil e com um custo de vida alto. Segundo o IBGE, ela fechou o ano de 2010 como a capital brasileira com o maior índice de inflação.

Belém tem a maior frota de carros novos do país, no entanto seu um trânsito é dos mais desorganizados, e o índice de violência aumenta assustadoramente.

Bela Belém, pobre Belém, TEU povo não te quer bem...

Mas apesar disso tudo eu continuo seduzido por ti, Belém e canto com Chico Sena: "Belém, Belém, acordou a feira que é bem na beira do Guajará. Belém, Belém, menina morena vem ver o peso do meu cantar. Belém, Belém, és minha bandeira, és a flor que cheira do Grão Pará".  (Chico Sena)

Leia a excelente entrevista do arquiteto Flávio Nassar sobre os problemas de Belém clicando AQUI.

5 comentários:

Rocio Rodi disse...

Franz,

Pelo jeito temos muito pouco para comemorar, esses números realmente assustam, hem? A contradição indica um lado bem miserável... Grita pelo saneamento básico, importante para a saúde e a educação. Como poderemos ter assim "qualidade de vida"?

Bom post, é um grito de alerta!!!
Informações tristes, acordam e desacomodam.

Que este ano o poder público faça a diferença para que possamos dizer: "Feliz Ano Novo"!!!

esteblogminharua disse...

Pois é, amiga Rocio, não sei se é impressão minha, mas parece que nós que viemos de fora nos incomodamos mais e sentimos maior angústia com os problemas dessa cidade que adotamos, que adoramos.
Obrigado pela visita.

Unknown disse...

Booooooooa pai!É tudo uma grande verdade, essa cidade não merece o povo que tem,mal-educado e inculto.Falamos no geral pois trata-se de um descaso hierárquico,eu odeio ter que admitir que a nossa mangueirosa (que já nem tem tantas assim) é um celeiro de sujeira,de pichações,de gente porca e ignorante,de atrasos...triste.
Um beijo grande da princess (sua revisora/editora/fã HAHAHAHA):D

Rocio Rodi disse...

Ei Franz,
Voltei aqui na Tua Rua para convidar a passar na "Minha Casa, Minha Vida", novo post a clamar pelas árvores de nosso imaginário possível e linkada poeticamente à "árvore boa" de Biratan Porto, desta Capital Amada...
Coloco-as nas Urgências do Cotidiano Belemense!
Abraços Urbanos!

Anônimo disse...

Hi, my Princess! É, minha filha, é triste a gente ver o desleixo do pessoal com sua cidade.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática