segunda-feira, 10 de novembro de 2008

BLOG SERVE PRA ISSO!

Antigamente, até a época do descobrimento do Brasil, vivía-se a Era da Oralidade. Apenas ouvíamos. A produção de informação era centrada em poucos indivíduos, e transmitidas oralmente. Aos demais cabia OUVIR e confiar na memória para garantir uma transmissão fidedigna. Depois, com a prensa de Gutemberg, veio o advento da imprensa escrita e o acesso a informação tornou-se possível a todos que soubessem ler. Entramos assim na Era da Leitura. Mas a produção da informação continuava restrita a poucos.

Cerca de 400 anos depois entramos na Era do Rádio. As notícias se espalham mais rapidamente, entretanto continuamos como ouvintes, e sem ter acesso a produção e propagação de informação. Na década de 1960 conhecemos a televisão, e inaugura-se uma nova era: a Era do Vídeo. Já não ficamos somente ouvindo as notícias. Agora queremos "ouvir com os olhos". A partir daí as coisas se aceleram e apenas 30 anos mais tarde os computadores pessoais abrem um novo mundo à informação e comunicação. Entramos na Era da Multimídia. Deixamos de ser apenas receptores. Enfim podemos produzir, editar, publicar e compartilhar a informação.

E os Blogs servem pra isso! Num texto escrito para a apostila do Curso de Formação de Professores em Linux Educacional, realizado pelo NIED-Semec/Belém, escrevi: "Nesse cenário, a criança convive com um mundo formatado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC; cresce e se desenvolve onde impera o computador, a mídia televisiva, as imagens frenéticas e coloridas, um universo imersivo, multivisual e multisonoro. (...)
Em contrapartida, a escola atual lhe oferece um mundo estático em preto e branco e espera que ela tenha reações de euforia e contentamento.
"(Para ler o texto completo, clique AQUI.)

O estudante da era da comunicação digital e imersiva já existe. E esse número aumenta exponencialmente a cada ano. Somente o espaço pedagógico tradicional se mantém o mesmo. Uma nova educação, uma nova escola, um novo educador tornam-se obrigatórios e urgentes. Nessa era nem o professor nem o aluno estão mais dispostos a, somente, LER, VER, OUVIR. E os Blogs servem pra isso!

5 comentários:

Lys Figueredo disse...

Olá Franz, segui seu link a partir da mensagem que voc6e enviou lá na lista Blogs Educativos.

Muito interessante seu texto e seu blog. Vou baixar o restante do texto para ler na íntegra, mas pelo o que entendi até agora eu só posso dizer que concordo com você. É necessário uma inovação no ensino e essa mudança deve vir dentro em muito breve.

Um abraço,
Lys

Josete Maria Zimmer disse...

Oi Franz!
Tenho navegado e discutido muito pouco em nossa lista. No entanto,sempre que algo vem de você sei que é bom e vou direto à fonte! Foi o que fiz e gostei bastante do que li! Estou juntando artigos sobre blogs e com certeza você já está incluso. Grande abraço!
Josete
http://jmzimmer.blog.uol.com.br

2ª C_2008 disse...

Olá!
Fico feliz em começar a encontrar educadores que, como eu, acreditam que as ferramentas de internet, quando bem encaminhadas, só têm a acrescentar em nosso trabalho pedagógico...
Meus alunos ainda são pequenos, mas mesmo assim criamos juntos um blog, a fim de dividirmos com todos os internautas o produto final de um projeto sério de leitura.
Ainda bem que mais pessoas estão se abrindo para novas possibilidades!!!

Um abraço,
Cláudia
São Paulo - SP

Adinalzir disse...

Caro Franz

Sempre que posso não deixo de fazer do seu blog a minha rua. Concordo com você, o uso dos blogs é realmente uma revolução na educação. Cabe somente aos professores mudarem a sua postura. Muitas vezes arrogante e entrarem de vez no universo multimídia, senão continuarão ainda na Idade da Pedra Lascada. Gostei do seu texto e irei usá-lo e divulgá-lo com muito prazer.
Saudações cariocas e a minha admiração.
Um abraço,
Adinalzir Pereira Lamego
* http://saibahistoria.blogspot.com
* www.historiaecia.com
* Visite também!

Comunidade Escolar disse...

Oi Franz, obrigado pelo incentivo, por ter sentado ao meu lado e junto construir o da escola e o resultado apareceu, quando a internet chegar, o blog dará o seu proximo passo. estamos felizes em sermos o vencedor em meio de tantos bons blogs.Valeu!!!

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática