Foi com um misto de satisfação e tristeza que recebi o convite para fazer parte da comissão julgadora do 3º Concurso de Blogues Educativos do Núcleo de Tecnologia Educacional de Marabá (clique AQUI para ler mais).
Explico a tristeza: Para quem fez as primeiras oficinas
de criação de blogues de escolas públicas paraenses e criou o projeto
dos primeiros concursos de blogues educativos do estado (no NTE Washington Lopes), ver agora um concurso que no governo passado mobilizou todos os NTE do estado e várias dezenas de escolas, neste ano ser realizado por um único NTE é ou não motivo de tristeza?...
No blog do NTE de Marabá deixei o comentário abaixo, que foi replicado também no blog Mídias, Educação e Meio Ambiente, do amigo Marcelo Carvalho.
Parabéns ao pessoal do NTE de Marabá por manter acessa a chama dos Blogues Educacionais no estado.
É lamentável que os outros NTE, inclusive o NTE Washington Lopes, onde comecei com esse projeto de blogues não tenha realizado seu concurso neste ano, e mais lamentável ainda é o fato de o CTAE ter abandonado o concurso estadual de blogues, desestimulando a continuidade de um projeto que estava realizando uma verdadeira renovação na relação entre aluno-professor-escola-comunidade.
Tenho esperanças que o CTAE e os demais NTE despertem e retomem os concursos interrompidos ou criem novos, que estimulem o uso pedagógico e educativo de blogues como promotores de melhorias no processo de letramento dos alunos da rede pública.
LER é a mais importante das ferramentas de cidadania. Tudo
começa e advém da leitura. E os blogues contribuem de forma decisiva
para despertar as competências e habilidades necessárias para a
leitura e escrita, além da pesquisa, do desenvolvimento do senso
crítico e seletivo da informação.
Mas se isso não acontecer, ou seja, se a SEDUC não retomar os concursos de Blogues Educativos da rede pública estadual, se não continuar apoiando e estimulando essa ação educativa (como foi feito no governo passado), fico muito contente em saber que o NTE de Marabá não abandonará essa proposta.
Paraônicamente,
Franz
2 comentários:
Pois é, li a notícia no sítio da SEDUC. Pensei: esperaram, não aconteceu... resolveram tomar a iniciativa, boa iniciativa.
Lembrei do entusiasmo na apresentação dos classificados no ano passado, quando foi informado da criação de blogues de alunos na região de Marabá. Aquele trabalho foi contagiante.
Boa avaliação!
É uma pena que as boas idéias e iniciativas sempre são atropeladas por mentes escurecidas. Que haja muita luz na educação do nosso país!
Um grande abraço!
Postar um comentário