terça-feira, 27 de setembro de 2011

ESTADOS UNIDOS DO BRASIL ou BRASIL DOS ESTADOS UNIDOS?

Particularmente, detesto usar alguma peça de roupa estampada com palavras em inglês. Nada contra a língua inglesa, que aprecio por sua enorme praticidade e funcionalidade, mas não suporto servir de outdoor ambulante e contribuir para a aculturação de nosso povo. Infelizmente, é isso o que mais se vê, principalmente quando é roupa de jovens.
Acho necessário que o brasileiro domine outro idioma (espanhol, inglês), mas considero um abuso que deve ser combatido o fato de nos impingirem, via vestuário, a língua dos norte-americanos.
Neste fim de semana fomos, eu e Leca,  a uma grande loja  de departamentos comprar uma roupinha para o filho de um amigo que completou 2 anos. Na sessão infantil havia uma profusão de conjuntinhos, blusinhas, camisas e calças iguais as de gente grande. As roupas  infantis de hoje são cópias miniaturizadas das dos adultos ou adolescentes. Parece que acabaram com aquela idéia que roupa de bebê tem de ser fofinha e em tons suaves.

Quase desistindo e decididos a ir procurar noutra loja, descobri um conjuntinho, ainda que com uma frase em português: "Plante árvores." Se é pra criança carregar uma idéia no peito das camisas que seja algo útil... Comprei-o.

Em tempo: o Brasil é o maior país da América do Sul e o 5º maior do mundo em área territorial (47% do território sul-americano) e população, com mais de 192 milhões de habitantes. É o único país falante da língua portuguesa nas Américas e o maior país lusófono do mundo, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do planeta. Sua economia é a maior da América Latina e do Hemisfério Sul e a 7ª maior do mundo por PIB nominal e a 8ª maior por paridade de poder de compra (Fonte: Wikipédia). Quando vai parar com essa mania de valorizar a cultura norte-americana?

2 comentários:

Marcelo Carvalho disse...

Oi Franz,

Publico abaixo um comentário que fiz no blog do NTE Marabá:

Olá,

Gostei da repercussão do concurso de vocês, prova inconteste de que estão no caminho certo. Mas gostei, em especial, do comentário do Franz, tanto que publiquei no meu blog.

O NTE Marabá e o Franz estão de parabéns!

E por falar no Franz, dia 15/10 é aniversário dele, por isso duas vezes parabéns.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

esteblogminharua disse...

Caro amigo Maarceli, muito grato pela lembrança e consideração.
Receba meu fraterno abraço paraônico.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática