De empresários bem sucedidos a candidatos a emprego, de estudantes do Ensino Fundamental a Pós-doutorandos, de professores e pesquisadores a cientistas e políticos, de engenheiros a médicos, de guerreiros a pacifistas, todos, em algum momento, necessitaram fazer algum tipo de apresentação com recursos de multimídia. E quem ainda não usou seguramente terá que fazer uso delas, se quiser "vender bem o seu peixe".
Eu trabalho com formação de professores nos Núcleos de Informática Educativa-NTE de Belém, e frequentemente encontro professores que nunca empregaram um editor de apresentações em suas aulas, muito embora todos já tenham assistido pelo menos uma palestra em que se usou o PowerPoint.
Nos cursos e oficinas que realizamos nos NTE, trabalhamos com a plataforma Linux Educacional e reservamos 2 dias para apresentar o Impress. Sabemos que é pouco tempo para que o/a cursista se aproprie, de forma eficiente, dos recursos dessa ferramenta, contudo é suficiente para ele/ela perceber o quanto pode melhorar suas aulas utilizando uma apresentação digital e multimídia.
Como parte de nossa metodologia, cada cursista deve escolher um conteúdo de sua disciplina e elaborar uma aula que, necessariamente, deve ser ministrada com os recursos e ferramentas apresentados.
É nessa hora que percebemos o quanto é difícil para muitos professores elaborar uma aula boa e eficiente, se for fora do velho livro didático e do secular quadro na parede.
Isso porque, ao elaborar uma apresentação multimidiática sobre um conteúdo discilinar, é comum o professor querer seguir a mesma estrutura de distribuição da informação de quando sua aula é no quadro de giz. Eles não sabem destacar os pontos mais relevantes da aula num slide. Não sabem como enriquecê-los com as imagens apropriadas, e muitas vezes não sabem relacionar uma imagem ao texto. Na última oficina uma professora usou uma imagem do nosso sistema solar para ilustrar uma apresentação sobre Indice de Massa Corpórea...
Outros acham que fica bonito encher os slides de efeitos e imagens que em nada contribuem para facilitar a compreensão da mensagem. Ao contrário, dispersam a atenção e confundem o espectador. É irritante, por exemplo, ficar esperando as letras caírem, uma por uma, para formar uma frase; ou ver uma imagem se movimentar pela tela até parar.
Creio que alguns colegas ainda não perceberam que a informática trouxe novas formas de se trabalhar e transmitir informações, de construir conhecimentos, de ensinar, de aprender.
Além de conhecimentos técnicos é preciso bom senso e sensibilidade para elaborar uma boa apresentação. E é preciso entender que uma apresentação bem elaborada, perfeita, pode ser/é um excelente Objeto de Aprendizagem.
No último número de Super Interessante há uma ótima materia sobre PowerPoint, com 10 dicas para fazer uma apresetação perfeita. Confira abaixo ou Clique AQUI para ler.
3 comentários:
Oi Franz
Com as apresentações as aulas estão mais dinâmicas, os alunos tem perguntado bastante, e saem do laboratório comentando sobre.
Como não temos livros didáticos na EJA, utilizamos bastante o slide com recurso de imagem, para ilustrar e aprofundar os conteúdos expostos pelo professor.
Os alunos saem curiosos, querendo saber mais sobre os temas, e aqueles que conhecem computador e a internet perguntam sobre quem fez a apresentação, ou onde encontrá-la.
Embora seja predominantemente uma ferramenta expositiva, a apresentação de slides, quando bem utilizada pode permitir inclusive boas interações.
Vai depender do professor que a produz e do público (ou usuário) a que se destina.
Oi, Conceição. De fato, as apresentações em slides dinamizaram muito as aulas e a forma de repassar conteúdos, despertam um maior interesse dos alunos, etc. Espero ver o dia em que todos os professores possam preparar suas aulas com esses recursos.
Me alegra sua visita. Volte sempre
Amazonicamente,
Franz
Olá...sua postagem está ótima!
Trabalho com EAD e disponibilizei o material aos cursistas, adoraram...
Abraços e obrigada pelas dicas!
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