Dentre essas ferramentas destaco os blogs, que trabalhados numa perspectiva pedagógica e educomunicativa, se apresentam como uma das ferramentas mais dinâmicas e ricas para o processo de ensino e aprendizagem. E tenho dito que, raramente, a mídia tradicional (jornal,televisão ou rádio) vai à escola para divulgar os projetos e ações que têm dado certo. Por isso, o blog da escola pode servir de vitrine do trabalho educativo desenvolvido por toda equipe, desde a sala de aula ao gabinete do gestor.
Digo sempre que o blog permite ao professor mostrar como está ensinando, ao aluno mostrar o que está aprendendo e ao gestor como está trabalhando para que tudo isso aconteça. Por outro lado, entendo que ao criarmos uma blogosfera, uma rede de blogs de escolas públicas, não apenas os NTE podem acompanhar o desempenho das Salas de Informática (SI) dessas escolas, como também podemos construir uma rede de relacionamentos e intercâmbio entre seus gestores, professores e alunos.
Nessa perspectiva, desde 2007 tenho ajudado a criar (no Blogger), muitos blogs de escolas públicas em Belém, seja na rede municipal (SEMEC), através de oficinas no NIED, quanto no NTE, da rede estadual (SEDUC). E durante essas oficinas sempre alerto que o blog da escola só alcançará seus objetivos se tiver um bom planejamento e parcerias. Saliento, ainda, que embora seja criado pelo professor ou coordenador da SI, ele é de e para TODOS na escola; assim, deve ser supervisionado pelos professores, mas o foco é o estudante, pois a educação deve ser pela, para e com a Novas Tecnologias da Informação.
Temos alguns casos em que isso acontece, e é um sucesso total. Noutros, a realidade é deprimente. Por isso me incomoda bastante quando o blog de uma escola fica abandonado ou sem atualização por diversas semanas. No caso das escolas atendidas pelo NTE-Belém, por exemplo, temos 56 blogs, dos quais 4 estão parados ou do mesmo jeito que foram criados a mais de 1 ANO, enquanto mais de uma dúzia permanecem desatualizados há mais de 6 meses.
Na rede municipal contamos, até o momento, com 24 blogs, sendo que 1/4 não apresenta postagens a mais de 6 meses, e apenas 5 estão com postagens feitas desde abril. Há, inclusive, blogs que foram criados e seus responsáveis esqueceram a senha ou login...
Considerando que quase todos esses blogs foram criados por professores lotados nas Salas de Informática (SI) dessas escolas; que seus criadores são/foram professores com formação específica para o uso das TIC na educação; que regularmente temos momentos de assessoramento que acontecem tanto nas escolas quanto no NIED e no NTE, nos quais cobramos a atualização e o incremento desses blogs, me surge um balaio e meio de "por ques", dentre os quais: Por que há tantos desses blogs abandonados? Em algum ponto da formação houve falhas? Por que alguns professores das SI se desinteressaram pelos blogs criados? Por que é tão difícil criar parcerias com outros professores? Por que a maioria dos gestores não demonstra interesse pelo blog de sua escola? Por que não seguem as orientações que damos nas oficinas e nas apostilas?
Como vê, apresentei muitos questionamentos para uma mesma questão, mas sequer apontei uma resposta. Tenho-as, sim. Algumas, é claro! Mas não apresentarei nessa postagem. Vou deixar que você busque desenvolver as suas possíveis respostas, e se quizer me presentear com elas, ficarei agradecido. Na próxima postagem apresentarei algumas das prováveis razões para as situações que apresentei aqui. Até la!...
* Ilustração obtida no endereço www.sergeicartoons.com e adaptada pelo blogueiro