quarta-feira, 25 de julho de 2012

TOPADA SEM PALAVRÃO

Você pode se imaginar dando uma topada de arrebitar o dedão do pé e não deixar escapar, mesmo sem querer, um sonoro e relaxante palavrão? Você acha que depois da tempestade vem a bonança ou a lambança? 

Leia os cordéis de meu amigo Ney Alberto e descubra uma Nova Iguaçu que conheci nas décadas de 60 e 70. Essa cidade que o olhar etnográfico e antropológico do Ney descortina nesses 2 cordéis já não existe mais, pois seus personagens e lugares desapareceram. Poucos ainda exitem e guardam suas lembranças desse tempo. 

Gostaria de ver mais trabalhos como esses do Ney, descrevendo locais e pessoas de Nova Iguaçu, e ajudando a contar sua história para as novas gerações. Enquanto isso, leiam esses dois livrinhos abaixo e, por favor, divulguem.




Clique nos links abaixo


TOPADA SEM PALAVRÃO.PDF                                                EM NOVA IGUAÇU, DEPOIS DA... PDF

terça-feira, 24 de julho de 2012

Um pouco sobre a Greve dos Professores Federais

A greve Continua!

Com 67 dias de greve o movimento dos professores de instituições federais decidiu, nessa segunda-feira, dia 23, continuar a greve. 

No hall de entrada da Reitoria da UFPA, cerca de 82 professores, gritavam: "Dilma, a culpa é tua! A greve Continua!". 

Além de professores da UFPA e da sua Escola de Aplicação, estavam presentes funcionários de outras instituições federais e alunos da UFPA, que também estão em greve.

O movimento paredista, o maior da categoria até hoje, está cada vez mais forte e não apresenta temor ante ameaças do governo. 


É preciso deixar claro que a greve não é por melhores salários. Salário é importante, sim, mas isso é uma parcela dos objetivos pelos quais lutam os professores. A greve é por melhorias na educação pública e federal.
O blogueiro (de chapéu) entre as professoras Vanja e Cleonice - os 3 são professores de Informática Educativa na Escola de Aplicação da UFPA.
O governo continua acenando com uma proposta que traz a perda de algumas conquistas já sacramentadas. Aliás, o que o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão-MPOG apresentou à categoria não é uma proposta e nem sequer um projeto de Lei. O documento tem o título de "Aspectos conceituais de proposta de reestruturação das carreiras docentes". Um conjunto que não passa de meros tópicos "conceituais". 

Professores com selo do IMETRO

E num dos itens apresenta um famigerado Certificado de Conhecimento Tecnológico-CCT, com o qual pretende avaliar o desempenho com vistas à progressão funcional dos professores da Educação Básica Técnica e Tecnológica (Institutos Federais de Ensino e Escolas de Aplicação). Para o CCT, diz o governo, será criado um Conselho permanente formado por órgãos de pesquisa e fomento, tais como o IMETRO. O que significa que, caso aprovado, agora os alunos vão poder escolher seus professores pelo carimbo do IMETRO, como escolhem uma geladeira, uma caixa de fósforo ou uma lâmpada.


E como se não bastasse, o MPOG quer parcelar em 3 anos o pagamento do reajuste proposto. Ora, a gente parcela é dívidas, contas, nunca salário... E, para piorar, ainda remete para 2015 (ou seja, para um novo governo - ou este, se reeleito), o pagamento do reajuste que pode atingir até 45% (que só beneficia professores com doutorado), mas despreza a corrosão inflacionária nesses 3 anos. 

Dar esmola com dinheiro dos outros é... 


NO documento da ADUFPA, distribuído ontem, está claro que "O impacto financeiro de 3,9 bilhões, anunciado para efetivar a proposta em 3 anos não pode ser considerado um investimento à altura da necessidade dos trabalhadores da educação deste país, quando comparados aos 10 bilhões doados pela Presidenta Dilma como contribuição do Brasil para ajudar países da Europa afetados pela crise do capital". Em outras palavras, é muito fácil passar por rico e dar esmolas com o dinheiro dos outros.


LEIA MAIS SOBRE A GREVE CLICANDO AQUI

domingo, 22 de julho de 2012

Em Nova Iguaçu, depois da Tempestade...

Em Nova Iguaçu, depois da tempestade vem a lambança.

Esse é o título de um cordel que o saudoso professor Ney Alberto G. de Barros, falecido em 23 de junho passado (veja postagem mais abaixo clicando AQUI), escreveu em 1979, publicou pela Equipe - Promoções, Publicidade e Representações LTDA, de nosso amigo Arthur Cantalice (editor da Revista Equipe) e distribuiu para os amigos.

Ney faz um retrato de Nova Iguaçu, com suas mazelas políticas e sociais. Inspirando-se em José João dos Santos, famoso poeta popular, cordelista, cantador e repentista conhecido pelo poético nome de AZULÃO (que se tornou muito amigo nosso e mais tarde meu pai trouxe para trabalhar na prefeitura de Nova Iguaçu) ele compõe este "Em Nova Iguaçu..." e mais tarde o "Topada sem Palavrão" (em 1983) no estilo cordel, revelando sua versatilidade artística e senso crítico apurado.

Homenageio meu amigo com a publicação de seus dois cordéis. Leiam o primeiro. 
CLIQUE NAS IMAGENS PARA LER.





                                              

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Top Blog 2012

Este blog foi indicado para participar da 4ª edição do Prêmio TOP BLOG. Sinceramente, não sei quem fez a indicação, mas tenho uma suspeita.


                                


Já participamos das 3 versões anteriores, e por 2 vezes ficamos entre os 100 melhores em nossa categoria, o que já é um prêmio em si, posto que este é um blog que não tem lá muitos atrativos. E some-se a isso o fato de que, neste ano de 2012, ao contrário do que eu pretendia, as postagens estão rareando. Sinto-me um tanto estéril...


Mas, como das vezes anteriores (exceto na 1ª que fui eu próprio), alguém que me acompanha e me gosta acha que meu humilde blog tem qualidades para estar nesse páreo.

Agradeço penhoradamente a indicação e a confiança nesse blog. Tentarei
 honrar essa indicação. E você que leu até aqui, que tal dar seu voto? Clique no selo do TOP BLOG. É rápido e indolor...

sábado, 7 de julho de 2012

Pós-Graduação em Gestão Escolar

Novamente venho atender a uma solicitação da Patrizia Chermont para divulgar os cursos de Pós-graduação do SENAC.
Clique na imagem para ir ao site
E é um pedido que atendo com satisfação porque este blogueiro acredita na seriedade dessa consagrada instituição e na elevada qualidade dos seus cursos. Confira!


No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática