sábado, 21 de abril de 2012

Fi-lo porque qui-lo

Como começar??? Vou começar de qualquer forma, jeito ou maneira... E você, leia se quiser.


Prometi, no início deste ano (veja-se postagem), que não permitiria que esse blog ficasse desatualizado por mais de uma semana, pois devo aos meus poucos leitores alguma novidade ou pelo menos uma satisfação para vir passear por essa rua (Ah, mas alerto! Não mantenha o blog pelo número de leitores, mas pela necessidade de dizer).


O fato é que um blog pessoal, e/ou de variedades, como é esse (ainda que o foco temático seja a Educação), não deve permanecer muito tempo sem novidades. Faz quase 20 dias que não escrevo um linha nesse meu espelho. Para mim é um bocado de tempo para um blog. Não pense que estou preocupado que tu e meus poucos leitores possam perder o interessem (e perdem mesmo, viu!) em visitá-lo. Para mim o que é pior é quando o próprio autor (eu, no caso)do blog perde o interesse em atualizá-lo. Isso é grave!!! Perder o interesse em escrever é gravíssimo.


Mas,- fato - estou tendo dificuldades para cumprir a promessa de fim de ano. Não é porque não tenho o que escrever (a gente sempre tem algo para dizer, não é?). Eu poderia, p. ex., fazer um post sobre o acidente ridículo que sofri dia 02/04 e da pequena cirurgia para colocação de uma placa no tornozelo esquerdo (veja, abaixo, a "centopéia" que ficou), no dia 17 passado. Mas que interesse isso teria para ti? Bah! 
Ah! Poderia falar dos livros que ganhei, visto que passarei um bom tempo em recuperação, como o último livro de Umberto Eco, "O Cemitério de Praga", que ganhei de Leca - minha esposa - e já iniciei a leitura; ou do livro do Boni, que ganhei de Madaya - minha primogênita -, o qual sequer abri; ou do livro "Clarice na Cabeceira", de Clarice Lispectoruma coletânea de crônicas (a maioria minhas conhecidas) cuja leitura estou encerrando.


Isso sem falar do projeto de criação de uma Ecovila (Ecovila IANDÊ), a primeira do Pará (que iniciamos há 1 ano), das atividades educativas na Sala de Informática da Escola de Aplicação da UFPA, de... Como podes perceber, assunto é o que não falta para quem quer ter um blog atualizado. 


Então, que diabos! porque este blog está sem postagens há mais de 15 dias? (a pergunta não lhe é dirigida, amigo leitor, e em verdade nem esse post - mas a mim mesmo). Ainda não sei o que responder. Há mais de 4 anos mantenho esse blog como um exercício pessoal, compromisso de mim para comigo. Talvez eu não tenha mais nada de interessante para colocar-me aqui. Crise existencial de blogueiro? Sei lá! Vou me observar... Estou preocupado


* Fi-lo porque qui-lo é uma frase supostamente atribuída ao ex-presidente Jânio Quadros, e nem sei direito porque coloquei como título deste post.

domingo, 1 de abril de 2012

Muito Melhor que o Power Point e o Impress

Ontem assisti a uma palestra com uma apresentação feita num aplicativo que eu não conhecia, e fiquei encantado. A apresentação trazia textos, imagens e vídeos, como de resto em toda  apresentação que se preze, ou quase toda. 

A novidade ficava por conta de uma série de efeitos em Zoom Out e In, de rotações e movimentos de câmera que faziam um passeio pelas idéias centrais daquele discurso visual. Para mim  maisparecia um trabalho de animação gráfica, que era usado para contar uma história. Ou era um mapeamento conceitual animado. 

Perguntei ao autor da apresentação e soube que era um trabalho feito no PREZI. Hoje fui ao Todo Poderoso da Web, o deus Google, e pesquisei. Descobri que não estava de todo errado quando  comparei o PREZI a um mapa conceitual animado.  


No blog Sana Inside leio que "editor do prezi é todo feito em flash, tem apenas os recursos realmente necessários e é mais legal que o PowerPoint porque acaba com o conceito de slides lado-a-lado: cada apresentação é um espaço em branco de tamanho infinito, e você pode ir adicionando seus “quadros” livremente nesse espaço, numa abordagem parecida com a dos mind-maps." (Leia o original AQUI)

Já fiz o download, com minha conta do Facebook, e estou conhecendo esse barato chamado Prezi. Acho que nunca mais uso o Power Point nem o Impress. E você já conhecia o Prezi? Quer ver um exemplo de apresentação com o Prezi e ao mesmo tempo saber como criar uma apresentação nele? Então, que tal assistir a um tutorial? Clique AQUI e confira. 
Crédito da imagem: Sana Inside
No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum