quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ESCOLHENDO JOIO INVÉS DO TRIGO

É cada vez mais vergonhoso para a nação brasileira o comportamento de seus parlamentares. Um exemplo recente deu-se ontem na Câmara dos Deputados.

Em votação SECRETA (sim, secreta!), como soe acontecer sempre que os nossos dignos deputados querem esconder a cara quando o corporativismo os conclama, foi rejeitado o pedido de cassação do mandato da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) feito pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).  

Em 2006 Jaqueline foi flagrada recebendo um bolo de dinheiro de Durval Barbosa, no rumoroso caso do mensalão do DEM. Em sua defesa alegou que não poderia ser julgada por isso porque foi algo que ela fez antes de ser deputada.  Quer dizer que, se um cabra cometer delitos, quaisquer que sejam, e virar deputado ele pode charlar e flanar entre os probos e íntegros exatamente como se fora um igual?

Para o Conselho de Ética da Câmara parece que sim, pois um "Fato praticado fora do exercício do mandato parlamentar não tem o poder de configurar ato atentatório à ética e ao decoro parlamentar". Essa decisão respaldou o advogado da deputada, José Eduardo Alckmin, e justificou a decisão da plenária.
O cinismo impera e o mau exemplo se alastra, se espraia e é sustentado exatamente por aqueles que deveria combatê-lo. 

Pobre, pobre povo; tolo povo. Povo idiota, que crê e vota. Que vota cego, e desmemoriado. Povo burro, porquanto prefere ter o joio ao trigo.  
               Crédito da imagem: http://g1.globo.com

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Les Petits Livres à l'école

Livrinhos que ajudam a ler e escrever
Há algumas semanas um participante do grupo Blogs Educativos pediu informações sobre algum programa/software que possibilitasse aos  alunos criarem livros virtuais. Enviei, como sugestão, uma experiência que desenvolvemos aqui no Núcleo de Informática Educativa-NIED/Belém e no  Projeto ALFAMAT. Como alguns companheiros do Blogs Educativos me indagaram sobre dificuldades com a confecção do livrinho, e, principalmente, por ser uma técnica poderosa de estimulo à leitura e escrita, que pode ser trabalhada nos mais diversos níveis de ensino, resolvi prestar alguns esclarecimentos nessa postagem.

O Projeto Livrinhos (ou Les Petits Livres no original francês) foi elaborado pelos professores da Escola Federico Garcia Lorca de Vaulx-en-Velin (sudoeste da França), e foi trazido até nós pela professora Rosistela P. de OLiveira, nossa companheira de trabalho no NIED. Os livrinhos têm sido um sucesso entre os professores participantes das oficinas e entre alunos, posto que os professores aplicam em suas salas de aula o que aprendem nessas oficinas.

"Em 2007 - explica a professora Rosistela - o projeto “Les petits Livres” ganhou o prêmio de Inovação educativa. Em 2008 foi criada, sem fins lucrativos, a editora cooperativa “Les Célestines” visando apoiar logisticamente as atividades de produção escrita realizadas pelos alunos, divulgar as técnicas de elaboração dos livrinhos e favorecer a difusão dessas publicações dentro e fora da escola. Essa editora está sob a égide da Creative Commons quanto ao respeito à autoria dos livrinhos."

Os livrinhos são feitos em uma única folha de papel A4, que depois de impressa é especialmente dobrada em oito partes. A técnica de construção dos livrinhos é extremamente simples, prática e barata, e baseia-se nos recursos de caixa de texto dos editores de textos do sistema Windows ou Linux.

O TRUQUE
No editor de textos (Word ou Writer) a folha A4 é configurada para "Paisagem". Depois são inseridas 8 caixas de texto com 6,61cm X 9,00cm, distribuídas em duas linhas e quatro colunas, conforme desenho abaixo. Note que no desenho as linhas pontilhadas representam onde se deve dobrar e a linha pontilhada dupla onde deve-se cortar.

Clique na imagem para aumentar

Também são inseridas as caixas de texto para os números de páginas. E aí é que vem o interessante: as caixas superiores (no desenho numeradas de folhas 3 a 6) são invertidas. Isso se consegue clicando com o botão direito do mouse dentro da caixa de texto e buscando a opção "Posição e Tamanho" (BrOffice.org). Ali, configure o  ângulo de Rotação para 180º. Pronto! Ao dar-se 2 cliques na caixa ela assume a posição correta para a digitação, depois volta a ficar de ponta cabeça.

No Windows7 basta inserir uma caixa de textos e rotacioná-la com o mouse sobre a bolinha amarela que aparece acima da caixa, ou ir em Opções de Layout e configurar a Posição para 180º.

Mas todo esse trabalho é poupado se você simplesmente empregar  a matriz do livrinho disponível no site oficial das Edições Celestines ou clicando AQUI.

E faça bom uso dos Livrinhos. Divirta-se e mostre aos seus alunos o potencial criativo e autoral que eles possuem. Garanto que não vão se arrepender de experimentar esse fantático projeto Les Petis Livres.

HOMENAGEM PÓSTUMA A UM BLOGUEIRO

Estamos participando da blogagem coletiva a Rolando Palma, iniciativa apresentada pelo Eduardo P. Lunardelli, do consagrado Varal de Idéias e Tertúlia Virtual.

Este blog quer participar dessa homenagem póstuma, porém não conhece este moço Rolando Palma. Entretanto, não conhecê-lo não é motivo para não participar dessa iniciativa, que gostei deveras. Talvez, quando eu me for também, algum amigo da blogosfera decida fazer o mesmo por mim...

Fui pesquisar: Rolando Palma é (infelizmente devo conjugar o verbo no seu tempo certo: foi) um blogueiro de Portugal, autor do Blog ENTREMARES e também participante do Tertúlia Virtual. Foi assassinado no dia 3 passado.

Seu blog, o Entremares, traz uma série de pequenos contos de sua autoria. Li-os com grande satisfação, porquanto são originais, curiosos e dão o que toda leitura deve dar: prazer. De seu conto Efemerus pincei este trecho. Veja se não tenho razão:

- Descobri, meu companheiro de aventuras… que valeu a pena. Que um dia, uma primavera, um ano, um milénio… não alteram rigorosamente nada do que somos, ou do que vivemos… ou do que deixámos de viver. Amanhã… e disto tenho a certeza absoluta… eu, tu, todos os nossos amigos, seremos simplesmente memórias no baú de lembranças dos que vierem depois de nós. Portanto, meu querido Efemerus… valeu a pena, não concordas?


Creio que se o conhecesse também ficaria satisfeito, talvez da mesma forma que seus amigos que hoje iniciaram, nessa blogagem coletiva, a derradeira homenagem, homenagem digna de um blogueiro.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aos meus 200 seguidores

Mantenho esse blog pelo enorme prazer de escrever, pela necessidade de  compartilhar descobertas e aprendizados -muitas vezes  focando-me na Educação-, e pelo exercício intelectual e criativo que manter um blog com textos próprios exige.

Envolvido com outras tantas coisas, obrigações e chateações tenho deixado de caminhar por essa rua que é meu blog com a frequência que gostaria;  no entanto acompanhava/acompanho o lento, mas progressivo, número de seguidores. Cada novo seguidor é como uma conquista  alcançada, uma medalha a pendurar no pescoço, um troféu a ostentar na estante, um orgulho  inflando o peito.

Há poucos dias observei que meus seguidores se aproximavam do número 200, e passei a aguardar com ansiedade que  o contador atingisse os 200 seguidores. Prometi a mim mesmo fazer uma postagem quando isso acontecesse.


Neste fim de semana percebi que chegara aos 200 seguidores. Hoje, nesse instante, já são 201... Viva!... 

1ª rua de Belém - Google
Para muitos ter 200 seguidores pode até nem ser tão representativo, para um blog com mais de 3 anos, e talvez achem que estou fazendo festa  por pouca coisa. Pouco se me dá... Desde de 2007 ensino e ajudo professores e amigos a criarem blogs. Alguns destes blogs estão com cerca de 700 seguidores alcançados em menos de 2 anos; outros chegam e ultrapassam a casa do milhar.

Mas o que significam os 200 seguidores do meu blog?

Ter 200 seguidores em um blog como esse, que nada mais tem a oferecer que textos e algumas reflexões pessoais, é motivo de grande satisfação e contentamento.

Para o blogueiro seus seguidores representam aquelas pessoas que consideram importante, de alguma maneira, aquilo que  ele lhes oferece  na forma de textos e imagens. Por isso escolho com esmero  meus textos e as imagens ilustrativas, que embora obtidas da Web, algumas vezes edito-as para que tenham algo de original, de meu.
200 não é apenas um número num contador. Onde outros enxergam números eu vejo pessoas. São 200 pessoas que me "cobram" a cada postagem.  E agora são 201, que encontraram algo de bom naquilo que escrevo. E isso não só aumenta minha responsabilidade, como também exige minha melhora como blogueiro, como autor e como cidadão.
Meus seguidores, sem saber ou se dar conta disso, me tornam uma pessoa melhor. É por isso que venho nessa postagem  agradecer, de coração.
No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum