quinta-feira, 19 de maio de 2011

Arena e MDB: um legado de caos?

Existe hoje no Brasil 29 partidos políticos. Um absurdo!! E QUEREM CRIAR MAIS!!!


Partido dos Aposentados da Nação (PAN) - 26
Partido da Causa Operária (PCO) - 29
Partido Comunista do Brasil (PCdoB) - 65
1 Partido Comunista Brasileiro (PCB) - 21
Partido Democrático Trabalhista (PDT) - 12
Partido da Frente Liberal (PFL) - 25
Partido Humanista da Solidariedade (PHS) - 31
Partido Liberal (PL) - 22
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) - 15
Partido da Mobilização Nacional (PMN) - 33
Partido Progressista (PP) - 11
Partido Popular Socialista (PPS) - 23
Partido da Reedificação da Ordem Nacional (PRONA) - 56
Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) - 28
Partido Republicano Brasileiro (PRB) - 10
Partido Republicano Progressista (PRP) - 44
Partido Socialista Brasileiro (PSB) - 40
Partido Social Cristão (PSC) - 20
Partido Social Democrata Cristão (PSDC) - 27
Partido Social Liberal (PSL) - 17
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) - 45
Partido Socialismo e Liberdade (P-SOL) - 50
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) - 16
Partido dos Trabalhadores (PT) - 13
Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) - 14
Partido Trabalhista Cristão (PTC) - 36
Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) - 70
Partido Trabalhista Nacional (PTN) - 19
Partido Verde (PV) - 43


Se bobear teremos o dobro. É um absurdo, repito!!!

Para algumas pessoas a existência de tantos partidos favorece mais a corrupção, a roubalheira, a politicalha, a confusão e a complexidade do que a democracia propriamente dita. Você concorda? Mas você sabia que, durante a ditadura militar o AI2 acabou com o pluripartidarismo?  Eram apenas dois partidos: a Arena (Aliança Renovadorea Nacional, que era a situação), e o MDB  (Movimento Democrárico Brasileiro, a oposição). Todos os 29 partidos atuais surgiram a partir desses dois.

Arena mudou para PDS, que mais tarde virou PPR, depois PPB e hoje é o Partido Progressista. Foram ex-membros do PDS que fundaram o atual Democratas e o PSDB. E foram discidentes do antigo MDB que fundaram o PMDB, o PDT, o PTB e PT.

Trocando em miúdos são todos farinha do mesmo saco. No final só existe mesmo dois partidos: os que se locupletam com o dinheiro público (Palloci?) e os que querem se locupletar.

Nota: Talvez eu trenha feito alguma confusão com as siglas acima. Se você leu até aqui e percebeu alguma incorreção, ou queira acrescentar mais informações sobre esse desdobrar de partidos, ficaria muito agradecido.

 
 Crédito da imagem: http://www.culturamix.com/cultura/politica/pluripartidarismo

terça-feira, 17 de maio de 2011

Dasafio das Listas - 2ª semana

17/05 – O melhor conselho/dica que você já recebeu

E começou a 2ª semana do Desafio das LIstas, do Blosque.  Realmente, é um desafio escrever todos os dias um post. Semana passada só participei com 3 dos 5 post. Por mais que eu goste de escrever, que goste de postar nesse blog algo inteligente para meus leitores, ter todo dia algo bom e digno de postar é  difícil. Mas esses desafios são ótimos porquanto nos exercitam e estimulam. Vamos a ele, então?

Hoje, terça feira, Nospheratt quer saber qual o melhor conselho/dica que o blogueiro recebeu. No caso deste blog foram as dicas para modificar as dimensões do template.

Logo que comecei com este blog, em fevereiro de 2008, descobri o blog do  holandês Martoni, que tinha medidas maiores que o meu. Postei um comentário e  perguntei como ele fez. Ele me respondeu e ficamos amigos. A partir daí comecei a fuçar no HTML do Blogger e aprendi um pouquinho.

Depois, em não me lembro se no Usuário Compulsivo ou no Sedentário & Hiperativo  peguei uma dica para criar um blog teste. Ah! Não posso esquecer o Bê-a-Blog, da Nospheratt.

Postagens relacionadas:
Segunda- 09 de maio
Terça - 10 de maio
Quarta - 11 de maio
 
Imagem: dllweb.com.br

sábado, 14 de maio de 2011

Informática Educativa & Pós-Graduação a Distância

Recebemos da Patrizia Chermont, Técnica em EAD do SENAC-PA, o pedido de divulgação do Curso de Informática Educativa e dos cursos de Especialização em Educação Ambiental e Especialização em Educação a Distância, todos promovidos pelo SENAC-PA.
Para mais informações vejam nos folders abaixo, ou acessem o site do SENAC, ou entrem em contato com a Patrizia, pelos telefones e e-mails abaixo.




Patrizia Chermont
Assist. Técnico - EAD - SENAC PA
(91) 8814-1406
(91) 4009-6839 (SENAC)
e-mail: patriziaead@hotmail.com
patrizia@pa.senac.br

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A melhor coisa que aconteceu no meu blog?

11/05 – A melhor coisa que aconteceu no seu blog, ever, é o tema de hoje no desafio do BLOSQUE (clique no link ao lado para saber mais).

Taí uma coisa difícil de dizer, pois foram várias "melhores coisas" que já aconteceram ao meu blog, nestes mais de 3 anos de blogosfera. Cada coisa foi "A Melhor" em seu momento. Por exemplo, o Prêmio Dardos, que foi o primeiro dos prêmios que o blog ganhou, me encheu de satisfação. E isso foi a melhor coisa que aconteceu ao blog naquela ocasião.  Faz tempo que o blog não é contemplado com um selo ou um prêmio, mas isso também não me entristece.

Outra coisa que considero dentre as melhores que aconteceram foi ver a campanha que iniciei aqui para resgatar a imagem do grande artista Wilson Simonal (até criei o selo abaixo) ser replicada noutros blogs, como o da Meire Bottura, uma grande fã do Simonal (acho que esse blog ela desativou), e do Martoni, o Forma & Elenco. Se desejar colaborar nessa campanha cole o selo no seu blog. 


terça-feira, 10 de maio de 2011

Marcelo Adnet & a divisão do Pará

Tô meio atrasadão com a notícia, mas  vai assim mesmo, afinal o passado também é presente (Rs...). Você conhece o programa Marcelo Adnet ao Vivo? Não! O programa estreou em março (17)  e  segue uma linha nada original, exceto talvez pelo cenário, que remete  ao  armazém de interior (em Belém chamamos  'taberna')  do antigo programa do Rolando Boldrim na Globo, (lembra?), só que cheio de uma parafernália tecnológica e digital que mais parece o balcão de um depósito de  bugigangas. Porém o que importa é que o carisma do Adnet, e seu enorme talento, faz dele um bom programa e garante boas risadas. 
No dia 05 de maio Adnet comenta a morte de Osama (faz boa jogada com a palavra osama e derivadas) e a decisão da Câmara dos Deputados  que aprovou a criação de um plebiscito para dividir o Estado do Pará em três. Claro que Adnet não iria explorar isso como explorou a morte de Bin Ladem, que dá, ainda, muito mais IBOPE. 

Contudo, a decisão de dividir o Pará e se criar mais 2 estados é uma preocupação que deveria fazer parte do TOP FIVE  de todo cidadão brasileiro; deveria estar sendo (desculpem o gerundismo) discutida em todo canto, não apenas na região Norte, afinal a conta do plebiscito e da criação dos novos estados (que será  alta, podem ter certeza) será rateada por todos nos. 

E o que é pior, o surgimento de novos sanguessugas do erário público... Serão mais 2 governadores, não sei quantos senadores e deputados federais e deputados estaduais, criação de Assembleias Legislativas, Câmaras e os cambau  a quatro. Serão mais ralos para onde irá escorrer o suado dinheiro do contribuinte. Mas eu não condeno os políticos brasileiros, afinal (e com raríssimas exceções) ser corrupto parece ser da natureza deles. Condeno aqueles idiotas que neles votam e depois ficam reclamando da corrupção que grassa e campeia. 

Mas, voltando a questão da divisão do estado. Há benefícios na divisão desse estado continental, por exemplo: o descaso em que o governo deixa alguns municípios do hinterland para se concentrar mais na região metropolitana pode acabar. Como se vê não sou contra a divisão, sou totalmente contra a verdadeira espoliação que estão querendo fazer com ela. 
 
O novo Pará, onde fica a capital Belém, que terá apenas 17% do território atual, ficará com a banda mais pobre do bolo. As grandes riquezas do solo e subsolo estarão todas no novo Estado do Carajás (25%) e do Tapajós (58%). Nas regiões do Sul e Sudoeste do Pará quase não se encontram paraenses; nem a cultura de lá é paraense. O Pará já é um estado dividido.

Acho que o Adnet, o pessoal do CQC, do Casseta & Planeta e outros humoristas ainda farão muitas piadas sobre essa divisão, sobre a incapacidade da bancada paraenses em defender o que é desse povo, sobre a "bondade" do paraense etc.  E a gente vai rir um bocado. Mas, como diz uma canção antiga: "O que dá pra rir dá pra chorar, questão só de peso e medida, questão só de hora e lugar. Mas isso são coisas da vida."

O que faz você feliz?

10/05 – Suas coisas favoritas relacionadas aos blogs – o que faz você feliz? 

Esse é o tema do dia de hoje, na espécie de blogagem coletiva proposta pela Nospheratt (vide postagem anterior). Serão 25 temas, 1 por dia, durante 5 semanas... Um desafio para qualquer blogueiro!
Não garanto fazer todas as 25 postagens e cumprir o desafio (apesar de aceitá-lo), mas lutarei até a última dedada (Ops!) no teclado. Irei até onde me levar a imaginação, o tempo deixar e a LER permitir.  Mesmo porque participar dessa rodada de postagens, de "desafios" desse tipo, de memes etc, é uma das coisas que me fazem feliz no universo da blogo.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Desafio das Listas

O Blosque, blog da Nospheratt, uma das blogueiras de mais prestígio da blogo (pelo menos para mim), está propondo um desafio: ela fez uma lista de tópicos em seu blog, um para cada dia durante 5 semanas, e o blogueiro que aceitar deve fazer uma postagem sobre ele. Vários blogueiros aceitaram, também aceitei o desafio que começa nesta segunda-feira, dia 09 de maio com o tema " Blogueiros que influenciaram ou inspiraram você".

Na verdade não me lembro qual o primeiro blog que visitei. Lembro que fiz meu primeiro blog em 2006 (veja AQUI), para apresentar o trabalho realizado por uma colega de trabalho no NIED.

Há diversos blogs que de uma forma ou outra nos influenciam. A gente pinça aqui e acolá um gadget, uma idéia para um post. Num a gente admira a criatividade do  layout,  a originalidade do banner; noutro a disposição dos elementos de página; noutro ainda a forma de escrever, o estilo de compor o post. 

Meu blog teve diversas influências, com destaque para o  Forma & Elenco, do meu amigo Martoni, um holandês apaixonado pelo Brasil (devo-lhe as primeiras dicas sobre o HTML da página). Outro blog que ajudou-me a formatar o meu foi o Blogosfera Marli, da Profª. Marli Fiorentini. Através dele conheci e entrei para um grupo que muito contribuiu e contribui para a minha formação de blogueiro: o Grupo Blogs Educativos. Devo um bocado a esse grupo.

 

E, sem demagogia, um blog onde vou beber frequentemente é o da própria Nospheratt (sou seguidor), pois traz dicas preciosas, sempre com um excelente humor. Gosto da forma que escreve, que apresenta as questões e nos provoca. Ela tem uma forma sempre inteligente de dizer as coisas.

Muito obrigado a todos e em especial a você, Nospheratt, pela oportunidade fazer esse post  e por ele agradecer aos blogs que ajudaram a fazer deste blog minha rua.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Blog de Escola é Blog Pessoal?

Essa postagem traz uma cópia (quase total) de outra postagem feita por mim ontem no Blog do NIED (veja AQUI). Replico-a não somente para ampliar a questão, porque gostaria de saber se noutras cidades existem blogs de escolas  onde o responsável faz dele o espaço de suas idiossincrasias; como também por considerar que o assunto pode ser do interesse dos  educadores e blogueiros educativos que me honram como leitores e seguidores. 
 
"Como faço vez ou outra, estive passeando pela nossa blogosfera municipal, isto é, a coleção de blogs das escolas públicas da rede municipal de Belém. Como fui eu que iniciei esse movimento de Blogs de escolas públicas aqui no estado (tanto na rede municipal quanto estadual) me sinto um tanto responsável por eles, quero vê-los crescer e se desenvolver como ferramenta de construção de conhecimento e socialização de práticas pedagógicas bem sucedidas, como  instrumento propagação de bons exemplos didáticos ou, ainda, como ferramenta de apoio, de denúncia ou crítica do que ocorre no espaço educativo.

Assim, fico deveras satisfeito quando encontro um blog de escola mantido sempre atualizado. Sei que algumas escolas da rede municipal enfrentam/enfrentaram problemas com a Internet, ou melhor, com a falta dela, mas que me perdoem os caros colegas de Sala de Informática, isso não é justificativa para que o blog da escola fique 1 ano sem uma única postagem. 

Há, também, blogs que demoram meses para comentarem algo de caráter  educativo realizado na escola, e há aqueles que trazem postagens que nada se relacionam com o cotidiano da escola. O Blog da Escola Madalena Raad é um exemplo deste último caso. Um triste exemplo, diga-se de passagem. Seu uso não é como instrumento para mostrar à comunidade e ao mundo o que os alunos estão aprendendo, o que os professores estão ensinando e o que o gestor(a) está fazendo para que o ensino e a aprendizagem ocorram naquele espaço educativo, mas como espaço particular do responsável pelo blog. Dentre as 18 postagens feitas neste ano de 2011, apenas duas se relacionam ao universo pedagógico e escolar: uma sobre a Jornada Pedagógica (no dia 28 /01) e outra que traz a letra e um vídeo do Abecedário da Xuxa (clique no link para ler), mesmo assim por solicitação das professoras de Educação Infantil.
(...)"

Para finalizar, pergunto: Você acha que estou agindo corretamente ao postar comentários advertindo o responsável pelo blog da escola quanto ao rumo que ele está dando ao blog, ou estou me intrometendo em terreno alheio e deveria deixar isso para a direção, coordenação e professores da escola resolverem? O que você faria?

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Falta de Educação e sobra Corrupção: isso é Brasil


Lá vem o Brasil descendo a ladeira...

Em carta escrita em 1º de maio de 1500,  o escrivão do "descobrimento", Pero Vaz de Caminha descreveu o que viu da terra, seus bichos e suas gentes.  E informou ao rei de Portugal: Nesta terra em se plantando tudo dá. Eis, embora suscinta, curta e grossa feito parafuso de trator, a mais fiel descrição da terra brasilis. De fato, aqui, em se plantando tudo dá. Corrupção, então, deu às pampas!... Mas deu muitas coisas boas também, infelizmente naquelas que verdadeiramente promovem o crescimento econômico e social, como é o caso da Educação, o papel do Brasil no cenário político internacional - para dizer o mínimo a la Boris Casoy -  "é uma vergonha!".

Último lugar em escolaridade universitária
Acabei de ler - confeso tristemente que sem surpŕesa alguma - que nosso Patropi (Mó num Patropi, abençoá pô De e boni pô naturê...- Ô saudades do Simonal, gente!) abocanhou a VERGONHOSA derradeira colocação entre os países com população de nível superior: Apenas 11% dos brasileiros entre 25 e 64 anos têm diploma universitário. 

Segundo levantamento feito pelo especialista em análise de dados educacionais Ernesto Faria, a partir de relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), “Num ranking de 36 países, o Brasil é simplesmente o último colocado em percentual (...) nessa faixa da população...”. A análise se baseia em dados de 2008, e apesar do Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, afirmar o número de formandos aumentou, não parece que a posição do Brasil tenha melhorado nesse ranking.

Brasil no PISA
Em 2000 cerca de 265 mil alunos de escolas públicas e privadas de 32 países participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos-PISA. O Brasil participou pela 1ª vez, sendo representado por 4.800 estudantes com 15 anos matriculados nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e nas 1ª e 2ª séries do ensino médio. A prova enfatizou a habilidade de leitura. O Brasil ficou em último lugar.(leia mais AQUI)

88º lugar no Ranking Mundial
De acordo com o Relatório de Monitoramento Global, preparado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no ranking do ensino o Brasil ainda têm cerca de 14 milhões de pessoas sem saber ler e escrever. Assim manteve a mesma posição do ano passado, ficando no 88º lugar entre um total de 127 países de todo o mundo. manteve-se atrás de vizinhos sul-americanos como Argentina, Chile e até mesmo Equador e Bolívia. (Ler mais AQUI)

75º no IDH mundial
O Brasil está na 75ª posição no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que avalia 182 países, e teve uma pontuação de 0,813, por isso permanece no grupo dos países considerados de alto desenvolvimento humano - aqueles com IDH superior a 0,800. No último levantamento, o país aparecia na 70º posição, mas com índice menor: 0,807. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (5) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e referem-se ao ano de 2007. Ler mais AQUI)

Em 46.º lugar em ranking de globalização
Com índice de 3,37, o Brasil ocupou no ano passado a 46.ª colocação num ranking que mede o grau de globalização das 60 maiores economias mundiais, posicionado atrás de quatro outras nações latino-americanas: Chile (29.º), México (36.º), Colômbia (40.º) e Peru (41.º). O Índice de Globalização de 2010, calculado pela consultoria Ernst & Young em parceria com a Economist Intelligence Unit (EIU), mede negócios, investimentos, tecnologia, trabalho e integração cultural com outras economias em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) de cada país. Na sondagem anterior, de 2009, o Brasil ocupava a 47.ª colocação, com índice de 3,13.

31º entre os países que possuem domínio do inglês
Em outra avaliação, desta feita para compara a habilidade em inglês de pessoas com idades entre 16 e 30 de diversos países, entre 44 países analisados o Brasil ficou em 31º lugar. “É o que diz o EF English Proficiency Index (EPI), primeiro índice que divulgado pela instituição internacional Education First (EF).” (Leia mais AQUI)
No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum