terça-feira, 30 de novembro de 2010

Lá vem o Sol!...

Para contrapor a postagem anterior, que uma colega de trabalho disse de brincadeira: "Cuidado, Franz! Você pode ser o próximo." (Cruz credo! Pé de pato mangalô três vezes) Eu, heim!..  Mas, como dizia, para contrapor aquela postagem um tanto triste, fui buscar algo pra cima, alegre, dançante, suingado. E encontrei numa canção dos Beatles o que queria: Here Comes the Sun,  numa interpretação magnífica do sensacional George Benson.
Especialmente para minha filha Madaya.

E lá se vai mais um...

Saudade é uma coisa estranha. Bate derepente e por qualquer motivo, ou mesmo sem motivo aparente (pelo menos no consciente). Eu, que tenho uma filha morando com a mãe (a Madaya), outra em Salvador (a Keith), um filho morando em Belo Horizonte (o Arcthur), irmã e irmão em Nova Iguaçu (RJ); irmã e irmão em Maceió (AL), vivo em perene sentimento de saudade.

Mas não pense que saudade é coisa ruim. Saudade é coisa boa! Existe para nos recordar de que vivemos bons momentos; de que pessoas se tornaram importantes em nossas vidas; que parentes, amigos, lugares e momentos distantes não são marcas do que se foi, mas do que fomos e do que somos.

Cada uma dessas pessoas que compartilharam nosso universo pessoal, cada um desses lugares e momentos recordados, são os retalhos  que formam o que somos: somos uma colcha de retalhos inconsútil, formada por fragmentos das interações que vamos entretecendo ao longo da vida.

Um dos locais onde tais interações se tornam mais sólidas e dinâmicas é no ambiente de trabalho. Ali estamos sempre assistindo a chegada de novos companheiros - talvez futuros velhos amigos - e, às vezes, se entristecendo com a partida de bons e "velhos amigos".

Em maio do ano passado o prof. Mário Thomaz Neto, um dos meus mais fraternos amigos do Núcleo de Tecnologia Educacional Prof. Washington Lopes,  "partiu fora do combinado" - como diz Rolando Boldrin -, e há cerca de 1 mês partiu o Fernando, outro companheiro do NTE. 

Em dezembro de 2008, por ocasião da última confraternização realizada pela equipe do NTE, foi tirada essa foto... Sinto saudade dos amigos, mas não tenho pressa alguma em encontrá-los.(RSss...) 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entrevista de Lula aos Blogueiros

#Lulablogs
Aconteceu hoje pela manhã, no Palácio do Planalto, o Lulablogs, uma entrevista histórica concedida pelo Presidente Lula a um grupo de blogueiros progressistas. Com poucos minutos de iniciada, a entrevista já era o terceiro tópico no twitter mundial.
Ouvi a entrevista às 14h e logo desejei fazer uma postagem, mas somente no final da tarde pude começar este post e agora posso concluir.

Muito á vontade, como geralmente sempre está quando diante da mídia, Lula falou sobre diversos assuntos e respondeu perguntas dos blogueiros presentes, e uma ou outra pela Internet. O que me chamou a atenção na mesa da coletiva foi a ausência de blogueiras. Isso mesmo, faltou a presença feminina. Contudo, duas blogueiras participaram via Internet, a Maria Fro e Conceição Lemes (Vi o Mundo).

Veja abaixo alguns momentos que compilei. Mas vale a pena assistir toda a entrevista AQUI.

O Presidente falou que prepara um documento com o registro de todos os projetos e ações realizadas pelo seu governo. Esse documento será registrado em cartório, para que mais tarde a História não venha dizer que ele não fez o que disse que fez.

É uma estupidez querer censurar a Internet (sic)
Essa frase é de Lula e demonstra não somente o respeito que ele tem pela Internet, mas o quanto compreende sua importância no sistema democrático.

1 ano sem fumar
Lula disse que em janeiro de 2011 completará 1 ano sem fumar. E ainda há uns imbecis que dizem que ele não é inteligente. Pô! Para mim isso é uma prova in-dis-cu-tí-vel de sua inteligência.

Educação e Racismo
Quanto a uma pergunta da Conceição, sobre educação e discriminação racial, Lula disse que o preconceito é uma doença que dá nas entranhas das pessoas e que não se resolve por decisão política (sic). E citou o ProUni, onde 45% dos estudantes são carentes, e comentou que na 1ª turma de formandos em Medicina a maioria era de negros.

Aborto é uma questão de saúde pública.
Essa foi outra frase de efeito de Lula, que revela uma preocupação cada vez mais crescente do governo - que poderá ser continuada no mandato de Dilma - com essa grave questão. Concordo com ele, mas acho que uma questão ainda maior e mais grave, que o governo deveria encarar seriamente, é o controle da natalidade. Mas isso parece que é um vespeiro.

A derrota do PT no Acre (e no Pará)
Indagado pelo representante do Acre sobre como ele encarava a fragorosa derrota do candidato do PT no Acre, onde o Partido dos Trabalhadores perdeu em 21 dos 23 municípios. Lula disse que gostaria de entender o que aconteceu. Falou, com indisfarçável surpresa, que se somassem os investimentos feitos no Acre durante os governos anteriores, não chegaria nem a metade do que foi feito no seu governo. E finalizou: Mas garanto que o erro não está no povo. O erro está no governo(sic).


Como não podia deixar de ser, fiz uma comparação com as eleições no Pará. Aqui, a candidata a reeleição, Ana Júlia (PT) perdeu feio para o ex-governador tucano Simão Jatene, em cujo governo a Educação e Informática Educativa, guardam até hoje tristes recordações. Lula está certo! De fato o erro está e esteve sempre, no governo. Esperamos que essa derrota tenha lhe servido de  lição.

Eu sou o resultado da liberdade de imprensa nesse país.
Mais uma bela frase sacada do manancial de citações lulista. Indagado sobre a presença de estrangeiros como donos de rádio e Tv no Brasil, Lula disse que "temos que ter certo controle da participação de estrangeiros nas comunicações". Falou do impacto da Internet sobre a mídia institucionalizada, "que agora tem que lutar contra algo que não conhecia antes".
Em outras palavras, disse que algumas revistas sempre tentaram construir uma imagem deformada de si e de seu governo. "Se daqui a 100 anos um historiador quiser saber como foi meu governo, e pegar as revistas brasileiras vai ficar assustado. Ele vai ter que pegar revistas americanas, revistas européias... para saber a verdade"

Bem, vou ficando por aqui. Não quero fazer desse post uma transcrição da entrevista de Lula, mas apenas apontar algumas falas, nem todas as mais significativas, e registrar esse momento histórico para a comunidade de blogueiros do Brasil.

domingo, 21 de novembro de 2010

Festival Multimídia de Escolas Públicas Estaduais de Belém e o III Concurso de Blogs de Escolas Públicas

Aconteceu na quarta-feira, dia 17 de novembro, a cerimônia de premiação do I Festival Multimídia de Escolas Públicas Estaduais de Belém e o III Concurso de Blogs de Escolas públicas da Grande Belém, promoção do Núcleo de Tecnologia Educacional de Belém.









Este blogueiro é o idealizador desse Concurso, que iniciamos em 2008 no NTE Prof. Washington Lopes ( também sou o autor das logos acima)
A coordenação do NTE me convidou para participar como membro do júri do Concurso de Blogs deste ano, que teve uma nova modalidade: "Blog de Alunos". 
Qualquer dia desses farei uma pesquisa e postagem sobre os Blogs de Alunos e seu impacto no processo de construção de conhecimento pelo aluno e de aprendizagem do conteúdo curricular. Será que há?

Parabéns aos  alunos e professores blogueiros, novos e veteranos, que fizeram (e fazem) desta iniciativa de tecnologia aplicada à educação um sucesso e uma verdadeira revolução no ensino público paraense.
Confira a lista dos Vencedores.
Blog da Escola
 
Blog do Professor
1º lugar: Mauro José Rodrigues Torres – Escola do Outeiro e E.E.E.F. Geny Gabriel Amaral
2º lugar: Helioneth Daniel Lisboa - Escola Prof. Jorge Lopes Raposo
3º lugar: Léa Paraense de Oliveira Serra – Escola Vilhena Alves
Blog do Aluno
1º lugar: Raimundo Cleber de Souza Portal - Escola Magalhães Barata
2º lugar: Thais Alves de Almeida – Escola Lauro Sodré
3º lugar: David Alberto Bastos Bonfim - Escola Prof. Jorge Lopes Raposo

Projeto de Vídeo
Foto Montagem e HQ
1º lugar: E.E.E.F.M. Pedro Amazonas Pedroso

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Um DIA DA BESTEIRA na Sala de Informática

Esse post é pra falar de uma idéia posta em prática pela minha amiga, professora Ana Cecília, da Sala de Informática Educativa-SIE da Escola do Outeiro, e criadora do Blog da Escola do Outeiro. Esse foi o 1º blog  de uma escola pública da rede estadual paraense a ganhar o 1º Concurso de Blogs idealizado por este blogueiro e realizado pelo NTE Washington Lopes, de Belém, em 2008. Em 2009 ele ficou no honroso 2º lugar.

Para Ana, "quem trabalha na sala de informática, deve passar pela situação em que os alunos querem acessar Orkut, MSN, etc. Não que eu seja contra os site de relacionamento, mas o problema é o exagero. Sabemos que se for permitido, farão apenas isso".

Por isso ela criou o Dia da Besteira, um dia "onde os alunos tem a liberdade de acessar, dentro da lei, o conteúdo que quiserem na internet, desde jogos até sites de relacionamento". Acho que é uma idéia a ser copiada. Veja a postagem original AQUI.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Nem é Educação, ENEM avaliação.

A educação no Brasil nem é coisa série, ENEM é brincadeira!  (perco o leitor mas não perco o trocadilho!)

Começamos a semana com duas notícias vexatórias para a Educação nacional: em Brasília, 30 mil livros didáticos são recolhidos porque apresentam erros de conceito, concordância, cálculo e digitação; e o cancelamento da prova do  Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM por vazamento e erros nas questões.

O ENEM parece que ainda não acertou o passo ou está fadado aos problemas. Desde o vazamento de dados pessoais de inscritos,  em 2007 e 2008, ao  vazamento da prova em 2009 - que obrigou que a mesma fosse cancelada e  refeita dois meses depois -, gerando diversos transtornos e problemas, 2010 encerra o ano com mais uma edição do ENEM cancelada por decisão judicial, por conta de erros e vazamentos.

Enquanto o país dá um banho de tecnologia a cada eleição, avançando em termos de agilidade e segurança no processo de distribuição e coleta dos dados, parece que, em se tratando de educação, o sistema é tão confiável quanto quando usávamos o voto de papel e urnas de lona.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Boicotando a diretora pelo blog

Como informei na postagem anterior, hoje iniciei no Núcleo de Informática Educativa-NIED  mais uma oficina de criação de blogs educativos com professores de Sala de Informática-SI da rede municipal. A oficina  tem carga horária de 12h e será executada em 3 sextas-feiras consecutivas, com 2 turmas (manhã e tarde). Tem por objetivo dar formação básica para a criação de blogs bem como reativar aqueles blogs de escolas da rede municipal que estejam abandonados ou desatualizados.

Para mim é difícil aceitar que um blog de escola permaneça sem, pelo menos, 2 postagens por semana. Há tanta coisa acontecendo de interesante no chão da escola... Contudo,  já vi muitas razões para que um blog de escola fique desatualizado, nomeadamente: falta de internet na escola; roubo de computadores da SI -acreditem, acontece com mais frequência do que se espera-; falta de tempo do professor responsável; falta de colaboração e parceria dos demais professores; falta de assunto (???!!); reforma na escola; o professor responsável foi transferido; o responsável esqueceu a senha e login... Mas hoje ouvi a mais estranha e absurda das justificativas. Aconteceu assim;

Uma certa professora que está na oficina me pediu para ajudá-la a fazer certas modificações no blog da escola, que por sinal ela mesma criou.  Quando olhei para o blog observei que sua última postagem estava datada de quase 3 meses... Então, perguntei-lhe qual a razão para blog estar tão desatualizado e, pasmem!, ela disse que era porque estava sendo perseguida pela direção da escola, ficou deprimida e não publicava nada no blog porque estava BOICOTANDO a diretora... Agora que estava tudo bem, queria retomar o blog.

Argumentei qualquer coisa, tipo: "Sim, até a próxima vez que a Sra. ache que a diretora está lhe perseguindo" ou "Mas o blog não é seu!" ou ... Sei lá o que mais eu disse! 
Ah! Quer saber se ajudei a fazer as alterações? Não! A aula terminou. Agora só na próxima sexta.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Oficina de Blogs Educativos

Como sabemos, a Internet possui e disponibiliza excelentes ferramentas de interação para a construção colaborativa de conhecimentos e produção coletiva de informação e comunicação numa perspectivas interdiscursiva, portanto interdisciplinar.

Em 2006 descobri duas coisas que mudaram minha relação com a educação e a Informática: o conceito de Educomunicação e as potencialidades pedagógicas da Web 2.0 com Blog e Podcast. A primeira foi através de um texto do  prof. Ismar Soares (USP) e do trabalho com podcast do professor paulista Carlos Lima, do "Nas Ondas do Rádio"; a segunda foi, de forma autodidática, criando -e ensinando a criar- blog e podcast. Até então, nenhum profesor de escola pública paraense (municipal ou estadual) havia criado seu blog ou podcast.

Em 2007 iniciei as primeiras oficinas de criação de blogs (no Blogger) para professores da rede pública municipal e estadual em Belém. Desde então tenho insistido no emprego de blogs e podcast como as  ferramentas mais dinâmicas e ricas para o processo de ensino e aprendizagem, como instrumento de criação coletiva e de aproximação dos atores do processo educativo, capaz de contribuir para mudar o conceito tradicional de escola, dando-lhe uma nova perspectiva de ação que transcende os muros da escola e a própria sala de aula.

Essas ferramentas possuem inúmeras e empolgantes perspectivas pedagógicas. Além de permitirem que os alunos de uma escola possam expor e discutir o que estão aprendendo com alunos de outros colégios, de outras regiões e/ou com pessoas de qualquer canto do mundo, as ações envolvidas na elaboração e produção dos Blogs e Podcasts não só potencializam o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, pesquisa, análise, seleção e transmissão da informação, como também contribuem para ampliam a capacidade sócio-comunicativa do estudante, enquanto  proporcionam uma reflexão crítica e propositiva de realidade.

Apesar disso, é com certa melancolia que observo vários blogs de escolas do município de Belém que foram criados desde que comecei esse projeto, permanecerem abandonados, esquecidos por seus criadores.  Por outro lado, me reanima sobremaneira o interesse de alguns professores que me pedem  novas oficinas de criação de blogs numa perspectiva educomunicativa.

Com a expectativa de reanimar blogs desatualizados e criar novos, amanhã (5/11) o Núcleo de Informática Educativa-NIED estará recebendo cerca de 30 professores de Sala de Informática de escolas da rede pública municipal de Belém, para mais uma oficina de Blogs Educativos.

NOTA: Na barra lateral deste blog disponibilizo para download um Tutorial do Blogger, que elaborei para esta oficina. Ou clique AQUI para baixar.

*Ilustração obtida em www.sergeicartoons.com,
com uma pequena adaptação no texto feita por mim
No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum