segunda-feira, 29 de março de 2010

É PODA!

É poda, mas parece mutilação. É isso que a gente pensa quando vê o serviço de poda das grandes mangueiras, símbolo histórico e cartão postal da capital paraense.

Contudo, como nas ruas de Belém as mangueiras formam verdadeiros túneis, suas copas atingem os fios elétricos e telefônicos, suas raízes rompem calçadas e tubulações, seus frutos, na época da safra, caem sobre as pessoas e sobre carros, as folhas e galhos velhos caem e entopem bueiros... E há sempre quem reclame disso.

Eis porque as podas feitas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SEMMA são tão necessárias, porém mais parecem uma punição à pobre árvore, tal a forma como são feitas. Parece que querem obrigar as árvores centenárias a se adaptarem as novas condições urbanas. É por isso que, de vez em quando, uma se vinga e desaba sobre um carro.






domingo, 21 de março de 2010

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

O Núcleo de Informática Educativa-NIED e o Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE estão realizando o Curso Introdução à Educação Digital (40h) e o Curso de Elaboração de Projetos (40h), que juntamente com o Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h) constituem o processo formativo do Proinfo Integrado. Este blogueiro está dividindo suas 12 horas diárias de trabalho entre esses dois locais e entre esses dois cursos, além de ministrar uma oficina sobre JClic, de preparar um curso sobre o Audacity e de participar do curso de Especialização em Mídias na Educação (UFPA) como orientador. E há quem pense que vida de professor blogueiro é mole.

Mas essa postagem é sobre o  Curso Elaboração de Projetos. O curso tem carga horária de 40 horas distribuídas em 8 semanas, e tem por objetivo  oferecer aos gestores e professores de escolas um aprofundaento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das praticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao curriculo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.

No NIED trabalhamos na modalidade EAD, com 3 encontros presenciais, mas no NTE a proposta é todo presencial. Uma das tarefas dos professores-cursistas é criar um blog do curso.  Se você quer conhecer o material do curso, acesse o ambiente e-Proinfo, no Item APOIO – Material de Apoio, ou Clique AQUI.

Achei esse vídeo motivacional na Web e pretendo mostrá-lo às turmas.

terça-feira, 16 de março de 2010

O Desafio da Educação na Sociedade Pós-Moderna

Você já se perguntou qual é o desafio que a escola enfrenta na sociedade atual? Já parou para refletir que a educação é fruto de um contexto sócio-histórico, e por isso está atrelada a valores que historicamente estruturam a sociedade?
Se você é da área educacional de certo que responderá SIM!

Nos, educadores e formadores de educadores, frequentemente somos desafiados a discutir (defender ou combater) essa ou aquela tendência educacional, essa ou aquela metodologia, essa ou aquela política pública em educação. E agora, com o advento da Informática e sua consorte, a Internet, todas as discussões metodológicas se voltam para o uso das TIC na educação e um novo desafio se apresenta. Contudo,  de Anchieta a Paulo Freire ainda não aprendemos como formar o cidadão que a sociedade tanto necessita.

Qual é, então, o desafio da educação na sociedade pós-moderna? É sobre isso que tento refletir no artigo que agora te convido a ler. Se preferir faça o download (na tela abaixo clique em Dowload) e leia mais tarde.
O Desafio da Educação na Sociedade Pós-Moderna: integrar tecnologia e pedagogia

sexta-feira, 12 de março de 2010

Concurso Internacinal EducaRede

Fique de Olho! 

Eu recebi o convite num comentário feito na postagem anterior e fui conferir. O Portal do EducaRede traz muita coisa interessante para o educador que lida com as TIC, e agora promove seu 11º Concurso Internacional. Assim, decidi socializar as informações sobre esse evento com a certeza que pode interessar a você, caro caminhante dessa rua que é meu blog.

(Texto abaixo retirado e adaptado do Site Oficial do Educarede)

EducaRede convoca para o Concurso Internacional EducaRede (Clique AQUI) em sintonia com seu objetivo de promover o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação na comunidade educativa. O Concurso é dirigido a docentes e alunos de centros escolares do mundo inteiro,  e consiste na realização de trabalhos multimídia relacionados com os temas do currículo escolar. 

Clique aqui para Ver blogs concorrentes do 10º Concurso

Nesta edição do Concurso Internacional, criamos dois calendários de participação.
Calendário
As equipes poderão inscrever-se num ou noutro calendário a sua escolha, ainda que se recomenda que se inscrevam num calendário segundo seu país de procedência. Assim, os países do Hemisfério Norte estariam relacionados com o Calendário A e os países do Hemisfério Sul, com o calendário B.

Prêmios do Concurso Internacional EducaRede 2010 

São estabelecidos três prêmios por categoria e modalidade de participação.

Deste modo, os participantes receberão, além de um diploma de certificação, os seguintes prêmios: Modalidades Web, Blog e Wiki.Em cada uma destas categorias e modalidades será concedido um 1º, 2º e 3º prêmio que consistirá em:
Primeiro prêmio
  • O docente receberá um Netbook.
  • Cada um dos alunos das Categorias I e II receberá uma Tablet PC.
  • Cada um dos alunos das Categorias III, IV e V receberá um Netbook.
  • O centro receberá uma lousa digital e projetor.
 Segundo prêmio
  • O docente receberá um ebook reader.
  • Cada um dos alunos, independentemente da Categoria, receberá uma tablet digital de desenho.
  • O centro receberá uma lousa digital e projetor.
 Terceiro prêmio
  • O docente receberá um PDA.
  • Cada um dos alunos das Categorias I e II receberá um jogo educativo multimídia.
  • Cada um dos alunos das Categorias III, IV e V receberá MP4 de 8 Gb.
  • O centro receberá uma lousa digital e projetor.

Modalidade Experiências Didáticas

Em cada uma das categorias desta modalidade será concedido um 1º, 2º e 3º prêmio que consistirá em:
Primeiro prêmio
  • O docente receberá um Netbook.
  • O centro receberá uma lousa digital e projetor.
 Segundo prêmio
  • O docente receberá um ebook reader.
  • O centro receberá uma lousa digital e projetor.
 Terceiro prêmio
  • O docente receberá um PDA.
  • O centro receberá uma lousa digital e projetor.
Visite o site oficial do EducaRede clicando AQUI e saiba mais. E BOA SORTE!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Escola Pública do Pará na Feira Virtual de Ciência e Engenharia

A produção de brinquedos educativos feitos com Miriti e sua utilização no ensino de ciências é o título do trabalho que as alunas Luana Letícia Silva dos Santos e Glenda Ronely Gomes Correa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Viana, localizada no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém, estão apresentando na Feira Brasileira de Ciencias e Engenharia-FEBRACE.

O trabalho foi orientado pela professora Ângela Costa Santa Brigida,que já foi aluna deste blogueiro em 2009, num curso realizado no NTE Prof. Washington Lopes. Elas concorreram com 1.200 projetos e ficaram entre os 280 selecionados. Agora disputam o prêmio nacional e uma vaga na feira internacional, que ocorrerá este ano em San Jose, California-EUA.

Assim, querido leitor ou leitora, você pode colaborar votando neste projeto . Basta clicar no link FEBRACE 2010-EXA211 e clicar no botão VOTAR.
Nota: Já estão em primeiro lugar (confira em Mapa, no site do projeto)
ASSISTA O VÍDEO




Resumo:
Foram construídos brinquedos educativos que servirão como instrumentos complementares nas aulas de Física, Química e Biologia utilizando-se como matéria-prima o Miriti (Mauritia Flexuosa), que pode ser adquirido com facilidade na capital, Belém. O presente projeto visa despertar o interesse dos alunos do ensino médio para a disciplina de Física, Química e Biologia, a partir da construção de brinquedos educativos, desenvolvendo, assim, a criatividade, estimulando a curiosidade e relacionando-os ao cotidiano dos alunos. A fabricação dos brinquedos privilegiou um planejamento segundo a escolaridade e os conteúdos da disciplina, os brinquedos foram construídos juntamente com os alunos por meio de oficinas ministradas pelo professor coordenador do projeto. Os brinquedos escolhidos foram: rato, roda-gigante, tatu, cobra, barco, periscópio, estrutura de DNA, células animais e vegetais e modelos atômicos de diversas estruturas. Os estudos teóricos foram baseados em cada brinquedos, dentre eles, temos: Movimento Circular, Transmissão e Conservação de Energia, Empuxo, Óptica Geométrica, Ecologia, a Célula, Tabela periódica, Química Orgânica, dentre outros. Esse projeto tem como meta construir no prazo de um ano, diversos brinquedos para serem usados em sala de aula, visto que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Joaquim Viana não possui um laboratório Multidisciplinar para que as aulas práticas dessas disciplinas sejam ministradas.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Um Novo Xingamento na Língua Brasileira?

Você sabe qual o maior palavrão da "última flor do Lácio, inculta e bela" (vide Olavo Bilac) ? Se pensou no acadêmico "Pô...!", no ecumênico "É fod..!", no clássico divisionista "Filho da...!", no sonoro e hiperlativo "Caral...!", no top(roct)ológico "Vá tomar no...!" ou no delivery "Vá pra P...quiuspariu!", devo dizer que se enganou (embora concorde que você manda bem no palavrão, heim!).

Ah! E aqueles palavrões menos verborrágicos que infestam as letras de Funk, de Hip-Hop e gritos de guerra de torcidas organizadas em jogos decisivos? Errou de novo, e passou longe, caro amigo/a. O maior palavrão já dito por um brasileiro não é um xingamento, mas uma palavra de 46 letras que, segundo meu Houaiss, identifica o indivíduo que sofre de uma doença pulmonar provocada por inalar cinzas vulcânicas: Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.  

E o que isso tem a ver com essa postagem? Respondo: é que hoje vou falar de palavrões que são xingamentos, ofensas. E antes que me pergunte se é desses palavrões que estamos acostumados a ouvir no trânsito, numa discussão de rua ou durante uma partida de futebol, vou logo dizendo que não. Mas desses que estamos ficando acostumados a ouvir justamente onde se espera que haja exemplos de bons modos, de educação, cortesia, auto-controle, ética, diplomacia: nas plenárias das casas do Legislativo tupiniquim.

Você já observou como é, muitas vezes, escandaloso o tratamento anti-ético entre alguns vereadores, deputados e senadores quando discutem em plenária seus pontos de vista? Principalmente se o foco da discussão é o orçamento e a defesa de suas emendas ou projetos milionários.

A troca de insultos, xingamentos, tabefes, socos outros "elementos de reforço de discurso" se tornaram rotina nas sessões das três esferas do nosso Legislativo que até me parece ser uma nova linguagem de alguns insignes parlamentares discutirem o futuro do país, ou os graves problemas de estado ou município.

Lógico que falar palavrão é coisa do nosso cotidiano, e é uma prática milenar. Inclusive há estudos acadêmicos (Escola de Psicologia da Universidade de Keele-Inglaterra), que comprovam que falar palavrão pode até aliviar uma dor física. Mas ninguém gosta de ser xingado, ser ofendido, mesmo se for merecedor.

"Canalha", por exemplo, já não é palavra forte o suficiente. É uma expressão tão corriqueira entre os parlamentares que já não causa o impacto esperado. Acho até que o povo não considera "canalha" ofensa grave para um político, afinal tantos são os canalhas eleitos e/ou reeleitos.

Eis pois que, faz algum tempo, encontrei no blog "Fenixando", da Sueli, uma administradora de empresas de São Paulo, uma proposta sui generis: adotar o "Vossa Excelência", pomposo pronome de tratamento entre parlamentares, como o mais novo palavrão, a mais nova ofensa da língua brasileira. Segundo Sueli "seria um “vossa excelência” usado como substantivo e não como pronome. Tipo assim: Aquele fulano é um “vossa excelência”! ou “Oh, seu “vossa excelência” você me paga!” ... rs."

É claro que isso tudo é uma grande brincadeira, mas vou acrescentar o "Vossa Excelência" ao meu Acervo Brasileiro de Altos Insultos, Xingamentos e Ofensas -ABAIXO, uma espécie de dicionário de palavrões que, por diversão, estou montando.

Mas pense nisso na hora em que for votar nas próximas eleições, afinal você não vai querer eleger um canalha nem um grande "vossa excelência". Ou vai?.

segunda-feira, 1 de março de 2010

IVA RHOTE: APARECIDA

Como sabem os leitores mais assíduos deste blog, aqui falo quase de "um tudo", mormente coisas que gosto, como de educação, informática educativa, arte e cultura amazônica - com ênfase na cultura paraoara.

A postagem de hoje é minha contribuição à divulgação do novo trabalho musical de uma das artistas paraenses mais expressivas e talentosas.  Mais que isso, é um convite pessoal aos meus amigos leitores.

  APARECIDA
Este é o nome do novo CD da artista paraense Iva Rhote. Iva é instrumentista, cantora, compositora e arranjadora. É uma artista completa, que sempre eleva o nome da música e da cultura paraense a onde quer que se apresente, tanto no Brasil quanto no exterior.

O título "Aparecida" nada tem a ver com o nome próprio, mas com uma expressão regional para a mulher que gosta de aparecer:
- Comadre, tu viste como a Maroca tá que tá aparecida?
- Ah, mana, aquela é uma exibida!

Nesse novo CD Iva assina todas as composições e exibe seu talento para homenagear as mulheres, porque toda mulher é aparecida. E se você gosta de boa música não deixe de aparecer lá, na Rua Jerônimo Pimentel, 546 (ao lado da Escola de Teatro e Dança da UFPA), no 
Show de lançamento do CD "Aparecida"
Dia 6 de março, às 21 h.
Teatro Universitário Cláudio Barradas 
Fone (91) 3249 0373

Preço  do Ingresso: R$ 10,00 (estudante paga meia)

Leia mais clicando nos links abaixo:
Iva Rhote
No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum