terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

10 anos sem SImonal

No dia 23 de fevereiro de 1938, nascia aquele que para mim se tornaria o maior cantor do Brasil. Falo de Wilson Simonal de Castro, que viveu 62 anos, quase metade deles no umbral, aquele lugar entre a terra e o céu povoado sombras, dor e amargura.

Atirado nessa espécie de limbo, ou antesala do inferno, sob a acusação injusta de colaborador e "dedo-duro" do regime militar, Wilsom Simonal acabou execrado pela mídia, odiado pelos colegas de profissão, desconhecido da nova geração e, quase totalmente, esquecido de seu outrora gigantesco público.

Vítima maior - e única - da inveja, do preconceito, do rancor e da hipocrisia que habitam os porões da mídia institucionalizada e do meio artístico, esse artista único morreu, ou "viajou fora do combinado" (conforme costuma dizer Rolando Boldrim), em 25 de junho de 2000.

E me vem à lembrança um início de 1972, quando eu era vendedor de livros. Minha equipe fazia a área do Jardim Botânico. Estávamos em frente ao prédio da Rede Globo, e do outro lado da rua vi dois sujeitos saíndo da Vênus Platinada. Logo reconheci Simonal, num terno branco. Me aproximei e pedi um autógrafo. Foi o único artista a quem já pedi um autógrafo, mas infelizmente perdi.

Hoje, resolvi começar a ler o livro "Nem vem que não tem - A vida e o veneno de Wilson Simonal", presente de Natal de Madaya, minha filha.

Como fã de carteirinha que sou,  já  era para ter devorado tal livro tão logo o houvesse recebido, não é? Mas não. Toda vez que olhava a capa (que mostra o rosto de Simonal com o queixo entre as mãos e uma mais que profunda e triste expressão de abandono e desamparo) algo me trazia um esquisito mixer de saudade, tristeza (pela insubstituível perda que a boa música brasileira sofreu, indignação, revolta?) me fazia adiar a leitura.

Mas hoje comecei a lê-lo. Curiosamente, hoje o grande Simona, o maior cantor/ artista negro do Brasil estaria completando 71 anos de idade...

Com o livro aberto aqui ao lado, onde acabo de ler a origem do nome "Simonal", reflito sobre as homenagens (mais do que justas e merecidas) que começaram a espocar desde 2009 com o documentário "Ninguém sabe o duro que dei". E me lembro que no próximo mês de junho já serão passados 10 anos de seu falecimento!...

Parece que o tempo passou depressa... mas só depois de sua morte.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tecnologia ou Magia?

Arthur C. Clarke, um dos mais conhecidos escritores de ficção científica, disse certa vez que qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia. Em outras palavras, isso significa que quanto mais elevado o progresso científico, mas a tecnologia se aproxima daquilo que conhecemos por magia.

Colocar magia e tecnologia lado a lado parece um tanto paradoxal? Talvez. Mas, ainda que essas duas coisas se postem em extremos, ambas exigem certos... hã!.. rituais. Afinal, tudo que foi considerado magia no passado hoje é pura ciência. E o que eram os magos do passado senão pesquisadores? Hoje, eles seriam os físicos, os matemáticos, os químicos, os naturalistas, enfim, os cientistas modernos.

Estamos nos aproximando das fronteiras do nosso conhecimento. Acredito que isso fará surgir um mix de cientista da alta tecnologia com verdadeiros magos, os "tecnolómagos" (criei esse neologismo agora. Podes crêr!). Você duvida? Então pesquise sobre uma das criações humanas que considero mais fascinantes e promissoras: a nanotecnologia. Ou visite o excelente site Inovação Tecnológica-Tudo que acontece na fronteiro do conhecimento e veja até onde nos tem levado a capacidade inventiva e criativa da mente humana.

Um dia talvez alguém dirá: "O difícil fazemos na hora, o impossível demora um pouco".
* Imagem obtida no site Adoro Física

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cai o interesse nos Blogs.

Segundo o estudo feito pelo Pew Research Center, o número de jovens internautas americanos entre 12 e 17 anos que escrevem blogs caiu de 28% para 14% desde 2006. (Fonte: Inovação Tecnológica)
Leia na íntegra AQUI

De acordo com essa reportagem, os jovens estão perdendo o interesse pelos blogs e "preferindo colocar postagens curtas em sites de redes sociais ou de micro-blogging, como o Facebook ou o Twitter". Por outro lado,  entre internautas os com  mais de 30 anos o interesse nos blogs permanece inalterado. A que se deve isso?

Bem, sabemos que escrever é um ato que exige reflexão, cuidado, seleção e um considerável esforço criativo e intelectual, e muitos jovens de hoje não gostam de escrever. Sabemos, também, que a maioria dos que navegam pela Web quer rapidez e objetividade nas suas pesquisas. Li, não me lembro onde, que o tempo médio de espera para uma página web abrir é de, no máximo 10 segundos, e isso vale também para os Blogs.

Então, a título de respota à pergunta anterior, será que poderíamos dizer que falta interesse dos jovens em ler/escrever textos um pouco mais longos que 140 caracteres? Talvez. Possivelmente. Tenho observado, em alguns blogs, que postagens curtas produzem mais comentários que postagens longas e mais elaboradas e reflexivas. Talvez porque uma postagem que traga  informações em doses menores estimule o leitor a contribuir, como se lhe pedisse uma maior participação, um complemento, por assim dizer.  

Nãos sei se há pesquisas nesse particular, mas me parece  interessante investigar se postagens curtas estimulam uma maior troca entre o blogueiro e seu leitor. Quem se habilita?
Blogagens relacionadas:
 Instigar é papel dos blogs
Quando um blog dá prazer?

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Promoção de Aniversário:o Sorteio

Este blogueiro tem a satisfação de informar que o ganhador da promoção de Aniversário do Blog foi o professor Adinalzir, do blog Saiba História. Confira na imagem o resultado do sorteio.

Como se pode ver pela foto, o sorteio foi realizado dentro do mais absoluto rigor técnico e com a mais moderna tecnologia.  Concoreram apenas 13 comentários, recebidos entre os dias 03 e 13 de fevereiro, sendo 1 deles de um Anônimo e 3 eram do professor Adinalzir.

Assim que eu receber o endereço do Adinalzir irei lhe enviar o prêmio. Só peço ao amigo que, tão logo receba seu prêmio me envie uma foto e, se possível, faça uma postagem no seu blog com o prêmio.  

Parabéns, companheiro!.. E muitíssimo obrigado a todos os amigos que me visitaram e deixaram seus comentários.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Só na terça-feira

Queridos leitores, sei que prometi divulgar o ganhador da promoção de aniversário, mas com esse carnaval explodindo ai fora não dá para pensar noutra coisa. Assim, me desculpem, mas vou deixar para terça-feira, OK?
Até lá, vamos torcer pela nossa escola preferida no desfile ou brincar nalgum bloco qualquer. No momento estou assistindo, pela TV, ao desfile da União da Ilha... Showr!!

Até terça e bom carnaval. Lembre-se: O importante é se divertir, com paz e traquilidade, com animação e bom humor.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Aniversário de 2º Ano do Blog

O blog comemora hoje, dia 13, seu segundo ano de existência. 
Ele nasceu numa quarta-feira, coincidentemente o dia consagrada a Mercúrio, o que tinha “asas nos pés”. Mercúrio (Miércoles em espanhol; Wedsneday, em inglês; Mercoledì em Italiano;  Mercredi em francês), era considerado o mensageiro dos deuses do Olimpo. 

Mercúrio é o menor planeta do nosso sistema solar e o mais próximo do Sol, e por isso mesmo se move muito rápido. E estando mais perto do Sol, estava próximo de Zeus, o deus dos deuses, logo era seu mansageiro. Esses antigos gregos e romanos sabiam das coisas!...

Ah! Mas e quanto ao 13?
Há o tabu que o 13 é o número da Morte.
Bem, no tarô a 13ª lâmina é o arcano Morte, mas trata-se de uma morte iniciática. A numerologia também nos ensina que o 13 é o número das transformações, da Renovação: Ignis Natura Renovatur Integra
Ignis Natura Regeneratur Integra.
 
Este blogueiro agradece aos seus 128 seguidores, aos seus turistas ocasionais e aos leitores frequentes. E para marcar a data, irá sortear o CD Mantras, da paraense Iva Rhote, e uma camiseta, entre os comentários recebidos entre o dia 03 e as postagens feitas até a meia-noite de hoje. Amanhã  listarei os concorrentes e depois conheceremos os vencedores.
Um excelente carnaval. para todos!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Floresta Digital




Vi essa reportagem num e-mail do grupo "Blogs Educativos", fui conferir e decidi postá-la aqui porque o governo do Estado do Pará desenvolve um projeto semelhante e com os mesmos objetivos, embora em menor escala. É o projeto Cidade Digital, integrado ao projeto Navega Pará. Logo, nada a invejar; apenas parabenizar o governo acreano e esperar que isso seja copiado por todos os demais estados brasileiros.

....................................................
Rio Branco (AC) será 1ª capital com cobertura integral de internet grátis no país.

O governo do Acre lançou na manhã desta quinta-feira, 4, em Rio Branco, o programa Floresta Digital, que possibilitará o acesso da população dos 22 municípios à internet com banda larga até o final do ano. O governo também anunciou que vai começar neste ano a distribuição de 9 mil netbook para estudantes do terceiro ano do ensino médio.

Com mais de 150 mil quilômetros quadrados, sendo 98% deles cobertos por mata virgem, o Acre tem 700 mil habitantes. O governo estadual investiu R$ 30 milhões no Floresta Digital, cujo sinal de internet banda larga gratuita atingirá inicialmente todo o perímetro urbano da capital. Os demais municípios terão cobertura total a partir de setembro.

- O máximo que a gente for capaz de imaginar e sonhar será muito pouco diante do que vai acontecer no Acre a partir do Floresta Digital. Nós estamos criando algo confiante na capacidade da molecada espalhada no Acre inteiro. Estamos consolidando o maior projeto de inclusão digital do país – afirmou o governador Binho Marques (PT)....

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Infocentro garantem a inclusão digital

O governo do estado do Pará, na figura de sua governadora a arquiteta Ana Júlia Carepa, desenvolve desde 2008 o excelente projeto denominado Navega Pará, que tem como um de seus eixos a criação de infocentros para garantir à comunidade de baixa renda o acesso a Web e as novas tecnologias da comunicação e informação. 

No último dia 22/01, às 18h, a governadora esteve na Paróquia de Confissão Luterana de Belém-PCLB, para inaugurar mais um infocentro, o Infocentro Paróquia Luterana.

Em seu discurso a governadora disse: Essa é a maior de nossas obras. Tem gente que pensa que obras públicas é só fazer prédios lindos e maravilhosos. A nossa maior obra é cuidar das pessoas". 

Ana Júlia Carepa também disse que a meta para este ano é atingir 61 municípios com infocentros. E ampliar o programa Cidades Digitais, com algumas praças e logradouros públicos conectados a rede mundial de computadores por rede sem fio de banda larga. Em Belém já existem locais, como o Ver-o-Rio, onde qualquer pessoa com um laptop wireless pode navegar livremente e sem custos pela Internet.

Este blogueiro colabora com o Infocentro da Paróquia Luterana, como membro de seu  Conselho Gestor.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A pornochanchada televisiva

Como tem acontecido todo início de ano, nos últimos 10 anos, a Globo põe no ar essa moderna pornochanchada televisiva chamada de Big Brother Brasil, ou simplesmente BBB.

A pornochanchada foi uma manifestação cultural genuínamente brasileira, um tanto oportunista, é bem verdade, contudo era um gênero de filmes de costumes, ou seja, nada que exigisse da platéia um esforço de inteligência e intelectualidade. Seu objetivo era exclusivamente comercial, exatamente como o BBB.

Surgida em São Paulo na década de 1970, numa época de grande censura nos veículos de comunicação de massa, explodiu em todo Brasil porque explorava a nudez e o erotismo, com doses de humor e alguns palavrões, isto é: insinuava a sacanagem. E quem não gosta de uma boa sacanagem?

As pornochanchadas não tratavam de política, papo-cabeça, cultura undergroud e outras libações intelectuais, só de sacanagem. Mas era aquela sacanagem que não apresentava cenas de sexo explícito. Os produtores do BBB editam as cenas que vão para o ar acreditando que sacanagem é coisa que todo brasileiro gosta. Meu Deus, será que eles têm razão? Será que estamos em
Um país que perdeu a identidade
Sepultou o idioma português
Aprendeu a falar pornofonês
Aderindo à global vulgaridade
(O Meu País - Livardo Alves, Orlando Tejo e Gilvan Chaves. Canta Zé Ramalho)

Não, não! Esse pode ser o país de qualquer um, mas não é com certeza o meu país.

Nos anos 80, com a tolerância da censura e a permissividade dos cinemas a pornochanchada perdeu feio para os filmes pôrnos. Hoje aqueles filmes populares com rótulo de “pornochanchada” nos deixaram saudades, coisa que o BBB jamais fará. Muito pelo contrário.

Coitado do brasileiro! Este começo de ano trouxe-lhe duas pragas: as fortes chuvas e o BBB.

Embora não possamos impedir que as chuvas caiam, podemos minimizar seus efeitos. Então, talvez não seja apropriado dizer que elas são uma praga, ainda que provoquem avalanches, transformem córregos em rios amazônicos, alaguem ruas e casas, inundem cidades, tragam destruição ao patrimônio material, afoguem homens e bichos, indistintamente.

Mas o BBB, este sim, seguramente, é uma praga!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Um brinde do blog no seu Aniversário

Fevereiro é o mês de aniversário deste Blog. Estamos a exatos 10 dias desse natalício. No dia 13 de fevereiro de 2010 estaremos comemorando 2 anos que "Este Blog é Minha Rua" no mundo virtual. São apenas umas de 200 postagens em 2 anos, o que dá uma média de 8,3 por mês. É pouco, eu sei, mas é como disse o cara para a namorada: "chiquitito, pero cumpridor"

Bem, mas o que importa é que nos aniversários costuma-se promover uma festa, com um belo e gostoso bolo, balões coloridos, talvez palhaços e muita animação. E convida-se os parentes e um bocado de gente amiga para festejar a data. Normalmente, os convidados trazem presentes para o aniversariante, mas neste aniversário será você quem irá ganhar.

É o seguinte: Vou sortear um CD da Iva Rothe (artista paraense) e uma bela camiseta entre os visitantes que deixarem seus comentários nas postagens feitas a partir de hoje, inclusive nesta. O processo será o tradicional, para cada comentário: nome num papelzinho bem dobrado e alguém escolhendo um ao acaso. No dia 14 de fevereiro próximo, publicarei aqui o nome do ganhador e aguardarei que entre em contato para que lhe envie os prêmios. É coisa séria e honesta, viu? Palavra de professor.

Assim, estou convidando você (e espero que convide também seus amigos), para passar aqui e participar do aniversário deste blog.
No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum