terça-feira, 26 de outubro de 2010

Se Serra é do "bem", Dilma é do "mal"?

Em tempos de eleições e guerra política, todos sabemos que a mídia institucionalizada tem o poder de (de)formar a opinião pública a favor desse ou daquele candidato, mas  SEMPRE conforme seus próprios interesses e conveniências (veja-se Revista VEJA, Folha de S. Paulo, TV Globo). Notícias que ou são manipulações dos fatos ou que não se sustentam diante de uma análise ligeiramente superficial, como é o  caso da VIOLENTA AGRESSÃO com bolinha de papel (é pra rir?), que o  José Serra teima em dizer que sofreu (??!!). Nesse cenário de mentiras e boataria política o papel da Internet tem sido relevante na divulgação de fatos verdadeiros e comprováveis.

Acredito que quase todo mundo já deve ter recebido propagandas políticas via e-mail. Tenho recebido dezenas, quase todas enviadas por amigos que tentam me convencer que José Serra é o mais preparado e que a Dilma Roussef é "sapatão"; que Dilma deve ser defenestrada porque é a favor do aborto e que com Serra o Brasil é mais "decente"; que o MST invadirá mais no governo da Dilma; que isso e que aquilo. A maioria deleto sem ler, e nem me dou ao trabalho de reenviar por absoluto respeito aos meus amigos.

A exemplo do que ocorreu em eleições passadas, quando Lula era candidato, estamos vendo uma tentativa de endeusar um candidato e satanizar o outro, bastas ver certo jingle que diz  "Serra é do bem. Serra é do bem". .. A idéia que se quer plantar é que, se um é do bem, o outro só pode ser do mal. Mas de que "bem" e de que "mal" eles estão falando? Veja o cartaz abaixo e tire suas conclusões sobre quem fez o Bem para o Brasil.

* A imagem obtive no Blog da minha amiga Suzana Gutierrez.(Veja  AQUI)

3 comentários:

  1. Olá, Franz

    Eu também recebo um monte desses emails e também não abro nenhum. O pior é que muita gente abre e acredita e, pior, muda de opinião.

    E a mídia, professor? Que fiasco. Jornal demitindo profissionais que emitem a sua opinião, jornal se colocando a favor de candidato. E a credibilidade indo pelo ralo junto com a imparcialidade, um dos princípios fundamentais de quem tem o dever de noticiar. Um fiasco sem tamanho!

    Boa reflexão!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo, amigo Max, não podemso confiar na grande mídia, e devemos fazer o possível para manter ninchos de infromações confiáveis na Internet.
    Receba meu abraço fraterno com o calor dessa noite belemense.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Franz!

    O que existe é muita demagogia na política. Aqui no Rio, chegamos ao ponto de receber em nossas casas, várias ligações da Dilma pedindo voto. Achei isso um absurdo, uma verdadeira invasão de privacidade. A campanha dela deve ter tido o apoio das operadoras, com toda certeza!

    Por isso eu vou votar nulo!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir