A produção de brinquedos educativos feitos com Miriti e sua utilização no ensino de ciências é o título do trabalho que as alunas Luana Letícia Silva dos Santos e Glenda Ronely Gomes Correa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Viana, localizada no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém, estão apresentando na Feira Brasileira de Ciencias e Engenharia-FEBRACE.
O trabalho foi orientado pela professora Ângela Costa Santa Brigida,que já foi aluna deste blogueiro em 2009, num curso realizado no NTE Prof. Washington Lopes. Elas concorreram com 1.200 projetos e ficaram entre os 280 selecionados. Agora disputam o prêmio nacional e uma vaga na feira internacional, que ocorrerá este ano em San Jose, California-EUA.
Assim, querido leitor ou leitora, você pode colaborar votando neste projeto . Basta clicar no link FEBRACE 2010-EXA211 e clicar no botão VOTAR.
Nota: Já estão em primeiro lugar (confira em Mapa, no site do projeto)ASSISTA O VÍDEO
Resumo:
Foram construídos brinquedos educativos que servirão como instrumentos complementares nas aulas de Física, Química e Biologia utilizando-se como matéria-prima o Miriti (Mauritia Flexuosa), que pode ser adquirido com facilidade na capital, Belém. O presente projeto visa despertar o interesse dos alunos do ensino médio para a disciplina de Física, Química e Biologia, a partir da construção de brinquedos educativos, desenvolvendo, assim, a criatividade, estimulando a curiosidade e relacionando-os ao cotidiano dos alunos. A fabricação dos brinquedos privilegiou um planejamento segundo a escolaridade e os conteúdos da disciplina, os brinquedos foram construídos juntamente com os alunos por meio de oficinas ministradas pelo professor coordenador do projeto.
Os brinquedos escolhidos foram: rato, roda-gigante, tatu, cobra, barco, periscópio, estrutura de DNA, células animais e vegetais e modelos atômicos de diversas estruturas. Os estudos teóricos foram baseados em cada brinquedos, dentre eles, temos: Movimento Circular, Transmissão e Conservação de Energia, Empuxo, Óptica Geométrica, Ecologia, a Célula, Tabela periódica, Química Orgânica, dentre outros. Esse projeto tem como meta construir no prazo de um ano, diversos brinquedos para serem usados em sala de aula, visto que a Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Professor Joaquim Viana não possui um laboratório Multidisciplinar para que as aulas práticas dessas disciplinas sejam ministradas.
Franz ao divulgar este trabalho em seu blog, você já estar dando uma grande contribuição ao grupo. Todavia se voc~e divulgar o link de votação contribuirá ainda mais com este grupo para que chegue a California.
ResponderExcluirPara votar neste trabalho basta clicar no link:
http://febrace.org.br/virtual/EXA/211/
Leve-o para seu blog.
Prof. Maria do Carmo, obrigado pela visita. Considero uma obrigação nossa como educadores, apoiar toda e qualquer atividade ou projeto pedagógico interessante. E este blog é meu instrumento para divulgar isso. Quanto ao link, acredito que não tenha percebido, mas ele está na postagem, exatamente após a palavra "link".
ResponderExcluirFranz
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla!
ResponderExcluirGostei muito do blog ... jah add aos favoritos!
E quando tiver um tempinho dah um pulo no site: Professor Efetivo Concursos
abraçã