domingo, 28 de junho de 2009

Tributo a Revista Nosso Patrimônio

Devo essa postagem ao meu amigo Fernando Antônio de Oliveira, o Fernandão do Grupo Blogs Educativos.

Fernandão mantém os blogs Bloguetando Educação , o Paralisia Cerebral e o blog da Revista Nosso Patrimônio (Veja AQUI).
Além de bom blogueiro e bom professor de História em Muriaé-MG, Fernandão ainda arruma tempo para ser o editor de uma excelente revista voltada para a valorização e resgate da cultura muriaéense, a Revista NOSSO PATRIMÔNIO.
Tive a satisfação de receber seu número de lançamento, totalmente dedicada a homenagear o grande compositor Alcyr Pires Vermelho, um dos mais ilustres filhos de Muriaé. Em suas 32 páginas ricamente ilustrada em papel couché, a história, a bibliografia e o talento de Alcyr Pires Vermelho desfilam como se fosse uma de suas composições, uma de suas melodias tão apreciadas, que agora ouço e me inspira nessa postagem (nesse exato momento eclode a voz inconfundível de Maysa, cantando 'Bronzes e Cristais', da trilha sonora da minisérie global "MAYSA".
O trabalho de garimpagem das fotos e ilustrações, todas de ótima qualidade, bem como a coleta dos depoimentos, entrevistas e "causos" pitorescos da vida do músico e compositor, atestam o talento de Fernandão para a árdua tarefa de editar uma revista cultural numa terra onde, se a publicação não mostrar imagens 'fotoshopadas' de alguma artista em poses sensuais, ou peitões e bundas de popozudas siliconada saídas do BBB, dificilmente consegue apoio e patrocínio.
Eis porque as Leis de incentivo à arte e à Cultura, como a Prefeitura de Muriaé/FUNDARTE, são tão bem recebidas e necessárias para permitir que projetos como esse do Fernandão, de trazer para a nova geração, para novos ouvidos, as canções e a música de Alcyr Pires Vermelho. Mas mesmo com o amparo da Lei de incentivo à publicação, a revista NOSSO PATRIMÔNIO necessita de todo nosso apoio
Apesar das dificuldades enfrentadas, sei que editar essa revista deve ter proprocionado um grande prazer e satisfação ao Fernando, pois sentimos isso ao apreciar o produto final de seu esforço: a diagramação cuidadosa, os textos bem construídos, as imagens de qualidade, ainda que a maioria seja de arquivos pessoais (como de soe acontecer numa pesquisa histórica) e as informações interessantes e bem fundamentadas no tempo e no espaço.
Parabéns ao blogueiro, ao professor, ao historiador e, agora, ao editor Fernandão, que com tanto esforço e dificuldade defende o NOSSO PATRIMÔNIO.

Nenhum comentário:

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática