segunda-feira, 8 de junho de 2009

Blog são como tartaruguinhas ou preguiças?

gsFaz pouco tempo (dia 2/06), aqui mesmo nesse blog, eu indagava por que cerca de 1/3 dos blogs de escolas públicas estaduais que ajudamos a criar em nossas oficinas aqui no NTE-Belém, parmaneciam tanto tempo parados, alguns até com mais de ano sem postagens. Alguns comentários recebidos já apontavam para as respostas sabidas e esperadas: dificuldade dos professores de Sala de Informática (SI)para, SOZINHOS, manterem o blog atualizado; falta de tempo; desinteresse dos demais professores e técnicos em colaborar e problemas diversos (falta de Internet na escola; Sala de Informática sem lotação, ou fechada/em reforma, por exemplo).

Essas respostas explicavam mas não me satisfaziam, até que ontem li, no blog do CTAE, uma postagem do dia 07 passado que pretendia responder a minha indagação: "Blogs são semelhante as tartaruguinhas que após 45 a 60 dias da desova nascem aos milhares nas praias. (...) De cada mil filhotes apenas um ou dois irão chegar à idade adulta.."

Essa me parece uma boa explicação, excessivamente poética talvez, mas que responde de forma clara e definitiva a questão de porque tantos blogs das escolas ficam praticamente abandonados depois de criados: são blogs tartarugas (ou blogtarugas?), pois "nascem aos milhares, mas apenas poucos chegam a fase de maturidade".

Mas, e aqueles blog que conseguem 'sobreviver' e que levam meses para atualizar suas postagens? Esses eu já classifico de "Blogs Bissestos", mas nesse espírito ecológico, me permito criar uma nova analogia: são como os bicho-preguiça.

A preguiça tem esse nome por "causa do metabolismo muito lento do seu organismo". Na reprodução dá apenas uma cria. dorme cerca de 14 horas por dia e defeca a cada sete dias.(Wikipédia)


Créditos das fotos:
Tartaruguinhas: http://sosanimaisetc.blogspot.com Preguiça: http://niilismo.net

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Risos...
    Gostei dessa explicação para os blogs que demoram serem atualizados.
    Me vi no bicho preguiça e acrescento falta de tempo, com excessos de atividades.
    Risos...Mas adorei o texto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Franz,
    Gostei dessa alegoria... Boa sacada biologicamente inspirada na natureza irmã - para explicar essa natureza humana. Rs!
    Na Escola Bosque depois de uma boa chuva tempestuosa, quem saiba a equipe da SI revigore-se, como a mais viçosa das plantas daquele lugar fantástico onde as crianças vivem dia-a-dia o paraíso verde, a beleza lacunar à beira poética do refeitório, adoram estar no bosquinho encantado onde tudo começou há mais de dezesseis anos... Ou ir ao cantinho da horta, onde fazem brotar o esforço do seu trabalho. O Blog de lá deve ser diferente, se por lá há a Pedagogia de Projetos, quero ver nascer o projeto da SI que é muito estimulada por vocês no Nied e por mim, que estou na função de coordenadora. Igual ao trabalho no curso de Pedagogia, a gente torce muito, mas, evita tomar à frente para não sofrer o estigma do que "vem de cima p'ra baixo". Todo o material e estímulo enviei via e-mail. Esperemos!!!
    Abraços tartaruguianos e blogarianos da Pedagogia!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  4. Fantástica sua comparação....
    É isso mesmo que acontece.
    Adorei o texto
    bjus mineiros
    Maristela

    ResponderExcluir
  5. Franz!
    Amei o texto.
    Blogtarugas! Que tal Bloguicho Preguiça? (risos)
    Um beijinho,
    Tati

    ResponderExcluir
  6. Klarinha, Rocio, Maristela e Tati, muito obrigado pela visita e comentarios.
    A cada dia mais aprendo sobre blogs, mais me encantam suas possibilidades e potencialidades, e mais me descubro, tb, neles.

    Ah! Bloguicho preguiça??!! HAhahahaa!... Muito bom, Tati!

    ResponderExcluir
  7. Um dos maiores problemas da vida não é planejá-la ou visualizar seus projetos tornarem-se bem-sucedidos, mas colocá-los em prática.É a mesma coisa que acontece com os blogs: se nos esquecemos deles tornam-se obsoletos em informação e se não divulgamos de forma merecida, apagam-se de nossas vidas.Aplico a mesma teoria aos 'blogs irmãos': afinal de contas são de comentários que eles sobrevivem.Abraços à todos desse ótimo blog...

    ResponderExcluir
  8. Oi Franz
    Eu queria ir lá no blog citado por você, mas o link não entrou. Eu amei as tartarugas e as preguiças blogueiras! Digamos que eu seja uma das sobreviventes, as condições favoráveis permitiram...

    ResponderExcluir
  9. Franz, vi seu recado no blog. O template é da Juliana Sardinha (http://dicasblogger.blogspot ). Entre na página "templates" onde poderá encontrar todos os que ela já fez; o meu é o Blogger Writer, que estou usando nos meus dois blogs, apenas com cores e organização um pouco diferente nos elementos de página. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Hoje ao fim da tarde vi uma preguiça (acho que é a mesma de sempre) pendurada numa das árvores do Jardim Botânico Rodrigues Alves, esquina da 25 de setembro e... risos... Lembrei-me da leitura sobre os blogs que não são alimentados. Parabéns pelo texto! Bem "sutil". Ah... eu sempre leio suas mensagens nos Blogs Educativos. Abraço!

    ResponderExcluir